Lager, IPA ou Pale Ale? Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

PorPedro Katchborian 4 de agosto de 2017

A cervejinha com os amigos no final de semana é tão rotineira que raramente damos uma olhada na latinha ou garrafa para entender que tipo estamos bebendo.

Há milhares de rótulos por aí, mas alguns tipos de cerveja que são considerados os mais famosos. Pale ale, stout, IPA, pilsen. Nada disso deveria ser “falar grego” para você. Com um pouquinho de atenção, você já será capaz de diferenciar algumas variedades facilmente.

Ah, respondendo rapidamente a sua dúvida: a imensa maioria das cervejas mais populares no Brasil são do tipo lager.

Nas próximas linhas, você conhece alguns outros tipos bastante comuns em bares especializados e nas prateleiras dos supermercados.

Os principais tipos de cerveja

A cervejinha que você divide com os amigos muito provavelmente leva xarope de milho, já que deixa a bebida mais leve e, é claro, diminui custos.

Antes de entrar em cada tipo, é importante entender que as cervejas são divididas em três famílias, baseadas no tipo de fermentação.

São elas: a lager, de levedura de baixa fermentação, a ale, levedura de alta fermentação e a lambic, de fermentação espontânea. Veja os principais tipos entre essas três famílias:

Cerveja tipo Ale

Stout

Escura, a stout tem um aroma mais parecido com café, que vem do malte torrado. Ideal para ser servida com doces como o chocolate, tem teor alcoólico entre 4 e 5%. A mais conhecida é a irlandesa Guinness.

Weizenbier

Cerveja de trigo, a Weizenbier costuma ser muito refrescante e ter aromas frutados. Entre as principais marcas estão a Paulaner e Erdinger.

American Pale Ale

A cor é mais escura, de âmbar, com aroma de malte e amargor médio e com final suave. Uma das principais marcas é a Way APA — também tem baixo teor alcoólico, entre 4,5% e 6,2%.

English Pale Ale

Chamada de Extra Special e Strong Bitter, a English Pale Ale tem cor dourada e aroma de malte que lembra caramelo. Também é fácil de beber e tem baixo nível alcoólico — entre 4,5% e 6,2%.

IPA (India Pale Ale)

Tradicional, a India Pale Ale é recomendada para comidas gordurosas, como hambúrguer e queijo gorgonzola. A IPA é dividida em três tipos: American IPA, English IPA e Imperial IPA. Enquanto as duas primeiras têm aromas cítricos, a terceira é mais amarga.

Cervejas Tipo Lager

Pilsen

É o tipo mais consumido do mundo. Com teor alcoólico entre 4,2% e 5,4%, costuma ser leve e fácil de beber. Entre as marcas famosas desse estilo estão a Brooklyn Pilsner e a Bitburger.

American Lager

É aí que provavelmente entra aquela cerveja do bar: Skol, Original, Antártica, Budweiser. O teor é bem parecido com a do Pilsen e é fácil de beber, com o final seco um suave aroma de cereais.

Standard Lagers

Aqui entram algumas marcas populares e conhecidas do brasileiro: Stella Artois, Heineken e Miller Genuine Draft, além de Cerpa, Bavaria Premium, Brahma Extra e Gold.

Vienna

Originário da Áustria, o estilo Vienna tem sabor suave e adocicado de malte levemente queimado. A graduação alcoólica entre 4,5% e 5,7% e

Porter

Suave, a Porter é uma variação da Stout, com cerca de 1 a 2% a menos de álcool.

Tipo de cerveja Lambic

Chamada também de “cerveja selvagem”, o tipo Lambic é o mais antigo do mundo, já que são produzidas com fermentação espontânea. Elas são muito complexas e bem diferentes entre si — com diferentes aromas e sabores. Entre os principais estilos desse tipo estão a Geuze, Faro, Kriek e Fruit Lambics.

Leia também

Mais Recentes