A força das canelas: 12 dicas de como usar meias coloridas masculinas

PorRafael Nardini 27 de setembro de 2017

Meias coloridas. Meias estampadas. Meias divertidas. A tendência que começou a tomar forma três anos atrás, não dá nenhum sinal de que irá largar o guarda roupas masculino tão cedo. Lembra aquela coisa sem vida de ter uma coleção de peças quase todas nas mesmas cores, de preferência, preto, cinza e azul? Ela ficou em algum lugar do passado, fazendo companhia para o cabelo mullet e para as televisões de tubo.

Mesmo assim, é inegável que muitos homens não arrisquem nas meias coloridas, que surjam calafrios quando a ideia de abandonar aquele pacote de meias básicas vira um assunto. Não é preciso nada disso. A maior dica de sempre na moda segue sendo ser fiel ao seu próprio jeito de se vestir. Mas, pode acreditar, dá para colocar uma vida no seu visual com algumas dicas bastante práticas.

1. Comece com calma

Nunca comece com estampas ou cores muito chamativas. Aquela meia repleta de pedaços de pizza provavelmente não é a melhor opção por ora, ok? Que tal um par grená ou verde escuro?

2. Vá no miudinho

Anote aí: padronagens miúdas (pequenos pontos, pequenas listras ou retângulos) são bem mais fáceis explorar.

3. Meias coloridas com terno

Cores são excelentes formas de quebrar a formalidade excessiva. E as meias coloridas combinam muito com terno e gravata. Acredite: um look neutro com meias vivas é matador.

4. Complementando a gravata

Continuação da dica anterior. Por exemplo, se você estiver de calça, sapato, cinto e terno pretos, a sua meia pode ser numa cor complementar à gravata ou até mesmo em tom semelhante. É a maneira mais simples de começar a explorar as meias coloridas.

5. Calça jeans e chino

Outra possibilidade que você precisa deixar sempre em aberto é o uso de estampas e meias coloridas com uma calça jeans ou chino, as tradicionais roupas do dia a dia. Por exemplo: camiseta básica (branco, preto ou cinza), jeans, uma meia estampada da cor da sua preferência e seu tênis favorito. Não tem como dar errado.

meias coloridas

Foto: Istock/Getty Images

6. Tudo azul

O azul-marinho é uma cor segura para explorar para quem adora calças bege ou marrom. São ótimos complementos para sapatos ou botas destas cores. Agora, se você decidir ser mais ousado: tanto o quanto o marrom quando o bege acabam bem contrapostos com verde, amarelo ou roxo.

7. Estampas diferentes funcionam?

Estampas e cores podem, sim, “conversar” com outra peça que você está usando. As meias coloridas combinam com bermuda também e qualquer outro tipo de vestimenta. Mas tentar deixá-las muito próximas pode acabar surtindo o efeito contrário, dando aquela sensação de rigidez, quando as meias especiais são uma forma de ir contra o padrão, de descontrair.

8. Não tente combinar demais

Continuando a anterior, agora com exemplos. Uma camisa xadrez não é uma boa companheira de uma meia xadrez, principalmente se as padronagens forem parecidas. Uma camisa listrada não é uma boa amiga de uma meia listrada.

9. Os detalhes que fazem a diferença

Uma ótima sacada é trocar as cores dos detalhes. Por exemplo: uma camisa que tenha detalhes em vermelho vai ser uma perfeita combinação de uma meia azul ou de tons próximos ao vermelho. O mesmo acontece com a gravata — borboleta, skinny ou tradicional.

10. Para onde chamar a atenção

Decida sempre qual parte do seu look vai prevalecer. Por exemplo, uma camisa de estampa floral fala por si. Uma meia colorida vai carregar o look. O contrário, no entanto, é matador. Escolha sempre uma parte para focar e deixe o resto das peças mais neutras. É tiro e queda.

11. Cuidado com a calça

A barra da calça dobrada ou mais curta funciona muito bem com as meias coloridas masculinas.

12. O truque das cores

Primeiro, há as cores complementares. São basicamente as cores “opostas”, que se completam. Vermelho e verde, amarelo e roxo, azul e laranja. Elas são ótimas para criar contrastes. Mas você pode também olhar sempre para a cor ao lado. O azul vai sempre ser um ótimo parceiro do roxo ou do verde. Assim como o vermelho funciona bem com o laranja e o amarelo. No verão, as meias coloridas podem ser mais chamativas, enquanto no inverno você pode optar por cores mais frias.

Leia também

Mais Recentes