Spotify é coisa séria: Como consertar fone de ouvido sem sofrer

PorPedro Katchborian 18 de setembro de 2017

Atire a primeira pedra quem nunca cuidou mal de um fone de ouvido. Enrolados no bolso, jogados na mala…Não damos o merecido valor para esse eletrônico e é normal que, em um breve período de tempo, eles quebrem. Mas tudo tem salvação: veja como consertar fone de ouvido.

Há salvação para vários contratempos: um lado para de funcionar, o conector quebra, o fio desencapa…É bem provável que você já tenha tido um assim. Confira abaixo alguns truques para consertar o fone:

Mal contato ou fone funcionando de um só lado

Antes de dar de MacGyver e sair cortando tudo por aí, tente usar uma fita adesiva. Dar uma reforçada no conector pode ser o suficiente para fazer o lado do fone voltar a funcionar — seja o seu fone da marca Apple, Motorola, LG, Samsung ou outros. O vídeo abaixo explica mais:

Se a fita adesiva não resolveu o seu problema, é hora de separar as suas ferramentas. Fica o aviso: tome bastante cuidado ao manusear os fios e os equipamentos e lembre-se de que não é garantia de que seus fones vão voltar a funcionar. Você não quer se machucar, certo?

Fones de ouvido com problemas no conector

De ficar mexendo o eletrônico de um lado para o outro, boa parte dos fones acabam tendo problemas no conector — a parte que você coloca no celular, computador ou tablet. Por isso, às vezes é necessário trocá-lo. A ideia aqui é fazer tudo em casa, mas se você acha melhor não arriscar, você pode simplesmente comprar o conector — o famoso p2 — e levar numa assistência técnica para trocar. Quer gastar menos e consertar em casa? Além do P2, você vai precisar de um alicate de corte, estilete ou tesoura, lixa, ferro de solda, liga de solda, estanho e fita isolante.

Basicamente, a ideia é cortar o fone de ouvido na parte do conector — sem cortar muito ou o cabo ficará muito pequeno. Depois, soldar a entrada P2 nos fones. O tutorial abaixo mostra direitinho como fazer. Tome cuidado!

Leia também

Mais Recentes