Os principais copos de cerveja e como escolher o seu

PorPedro Katchborian 22 de setembro de 2017

Os copos de cerveja tradicionais são aqueles que vemos em centenas de bares Brasil afora. Também chamado de copo americano, ele é pequeno, de vidro ondulado, com riscos verticais, e até cumpre o papel no happy hour com os colegas. Apesar de satisfatório, esse modelo não é o mais indicado, dependendo da cerveja que você está prestes a degustar.

Antes de falar sobre dos modelos, vale lembrar que é essencial que o copo de cerveja seja transparente e de vidro. Só assim podemos observar a quantidade de espuma e a coloração da bebida, os diferentes tons, importantes na hora de avaliar a cerveja. Copos de plástico até podem ser mais baratos e práticos para sair por aí na balada, mas não favorecem em nada a bebida e ainda são prejudiciais ao meio ambiente.

Conheça diferentes copos de cerveja:

Tumbler

Não, não é a rede social. É um copo tradicional, mas com a boca mais larga. Como é pesado, raramente quebra. É o copo mais indicado para beber cervejas do tipo Witbier — tradicional da Bélgica, feita de malte de trigo e de cevada, e que no geral possuem baixa formação de colarinho.

Caldereta

É um dos mais versáteis, já que é feito para consumir cervejas como a English e American Ales, assim como algumas lagers. Lembra o copo americano, porém mais alto e liso.

Lager

Esse você já viu! É aquele tradicional copo de chope, muito comum em bares. Fino, esse copo favorece o colarinho. É indicado para pilsens, american lagers e vienna lager.

Pint

Prefere um copo que caiba muita cerveja? Uma boa é o pint, tradicional em pubs irlandeses e ingleses. Indicado para bebidas mais encorpadas.

Pilsner

Parecido com o lager, mas com a boca mais larga. Assim como o lager, favorece o creme.

Tulipa

Esse copo de cerveja é bem tradicional e é mais indicado para cervejas que formam muito colarinho.

Mass

Outro copo de cerveja que só os mais desleixados vão conseguir quebrar. É o famoso canecão, para quem pretende beber em grandes quantidades.

Conhaque ou Goblat

Cervejas fortes são mais indicadas para esse copo longo e com haste fina.

Weizen

São aqueles copos de cerveja de vidro fino e bem longos. Podem acomodar até meio litro, o que permite que garrafas inteiras sejam despejadas. Indicado para Weizenbier.

Leia também

Mais Recentes