9 dicas para decorar e ganhar espaço em apartamentos pequenos

PorRafael Nardini 20 de setembro de 2017

A área privativa dos imóveis em São Paulo foi reduzida em 26% nos últimos dez anos. Se em 1980, um apartamento de 70 m² poderia ser considerado até acanhado, hoje é praticamente um luxo.

As mudanças parecem que não vão parar por aí. O número de unidades de 36 m², 30 m² e até 18 m² devem crescer muito. O desafio é saber aproveitar os espaços, cada canto, cada acesso à luz, e tudo isso com pouco dinheiro. Os apartamentos pequenos vieram para ficar. Vamos nessa?

Dicas de decoração para espaços pequenos e apartamentos

1. Poucos móveis

Um erro comum é partir para escolher sempre os menores móveis para mobiliar o apartamento. Mas a matemática não falha. Se você abrir mão de um sofá de três lugares, mas optar por uma mesa de oito lugares você terá os mesmos problemas. Escolha uma mesa pequena, um sofá pequeno, mas também um guarda-roupas pequeno. Mas, principalmente, comece a planejar cada nova visita às lojas de decoração. Pense e repense cada nova compra.

2. O segredo do sofá multiuso

Todo mundo já dormiu uma bela noite num sofá cama. Essa pode ser sua opção para receber visitas, mas também, com o avanço do design e encurtamento do espaço, são inúmeras as opções de verdadeiras camas que também são sofás. Há outras interessantes opções com as camas dobráveis, mesas laterais que se desdobram e viram mesas de jantar, sofás com gaveteiros, escadas que são gaveteiros. Pense pequeno.

espaço apartamentos pequenos

Foto: Istock/Getty Images

3. Organize suas coisas de forma vertical

Talvez você não saiba qual é a altura do seu apartamento. Bem, é hora de saber. Verticalizar é uma solução e tanto para fazer tudo funcionar bem no seu novo apartamento. Pense em peças que possam ser empilhadas, mas utilizadas de outras formas, por exemplo, bancos que na verdade são baús.

4. Use as paredes

As paredes podem ser ótimos cabideiros em apartamentos pequenos, mas também podem ir além e servir como suporte para televisão. Pense em prateleiras, viva prateleiras, compre e saiba instalar prateleiras. Elas vão ser as verdadeiras craques do seu apê. E, falando ainda sobre paredes, instale uns espelhos…

espaço apartamentos pequenos

Foto: Istock/Getty Images

5. O velho truque do espelho

Pense em espelhos verticais para colocar atrás das portas que permanecem a maior parte do tempo fechadas. Um espelho em frente à cama também dará uma agradável sensação de amplitude para o quarto. Corredores e cozinha também aceitam bem pequenos espelhos. O reflexo vai “esticar” seu apartamento pequeno, trazendo mais conforto para os olhos e para a mente.

6. Deixe a luz entrar na sala

Derrube divisórias ou paredes, amplie espaços ou troque antigas paredes de tijolos por divisões recolhíveis, interconectando e separando cômodos quando assim for necessário e possível, é claro. Paredes brancas ou de tons claros são os outros truques que agradam aos olhos. Se o preto emagrece, o branco amplia. A luz natural é outro importante aliado para seu convívio.

7. E aquela prancha de surfe?

Esqueça itens que são específicos para apenas um uso. Panelas, pratos, bowls, mas também facas e qualquer tipo de processador devem ser multiuso. Parece que não faz diferença, mas aplique esse raciocínio para toda a casa. Por exemplo, ao invés de acumular seis diferentes aparelhos eletrônicos na sala, concentre tudo numa smart TV. Lá você poderá acessar ao YouTube, a Netflix e ouvir música quando quiser, diretamente do seu Spotify. Ah, se não há espaço para deixar a bicicleta na garagem, não hesite em colocá-la pendurada na parede. Mobilidade, mas também decoração.

8. Aprenda a ser minimalista

Você precisa realmente de todas as roupas que têm. Ainda lê aqueles HQs de 20 anos atrás? E os tênis? Tem certeza de que já não deveria ter aposentado, vendido ou doado metade da sua biblioteca? Pensar pequeno é pensar grande e boa parte do segredo está na atitude de ser minimalista. Guarde, compre e tenha somente o essencial.

9. Menos paredes, mais espaço

Não perca nenhuma oportunidade de transformar divisórias em bons espaços para guardar utensílios ou quinquilharias. Por exemplo: Por que não transformar sua estante numa espécie de divisória de espaço? Simples, bonito e efetivo.

Leia também

Mais Recentes