Dicas básicas para escolher o sapato social ideal para você

PorRafael Nardini 20 de Janeiro de 2018

Um encontro, um casamento, um compromisso de trabalho — um bom par de sapatos sociais é imprescindível para ocasiões como estas. Trata-se de uma peça que confere elegância e personalidade à quem a usa.

Mas como escolher o par de sapatos ideal? Há inúmeras possibilidades. Para começar, pare e pense: qual é a situação mais frequente em seu cotidiano em que você precisaria usar sapato social?

No dia a dia, as boas pedidas são os com fivelas no lugar do cadarço. Preto e tons de marrom são as cores básicas — elas são “coringa” e tendem a cair bem principalmente com trajes esporte fino, calças jeans e camisas.

Como escolher um sapato social que é a sua cara?

1. A dica do sapato preto

Os sapatos pretos envernizados e com cadarços trazem mais elegância e são ideais para dates ou até casamentos. Ou seja, use-os à noite. Uma vantagem deles é que não precisam ser engraxados todo santo dia – basta passar uma flanela úmida e, voilà, está limpo.

Há exemplares opacos e de couro também. Ambos também deixarão você incrível.

É importante reparar no bico dos sapatos. Eles fazem toda diferença. Os de bico arredondados e costurados são os famosos “oxford”, superversáteis. Este é um exemplar de oxford da Seakee

O “derby” é outro requisitado. Este tem cadarços e bico de forma semelhante a um quadrado. “Monk” tem bico arredondado e uma alça que se prende na fivela na lateral.

Os mocassins são clássicos. Eles não têm salto e têm costuras nas laterais. São perfeitos para o dia a dia.

Você pode conhecer outros estilos aqui.

2. Dicas importantes

O solado pode ser de couro ou borracha. Verifique se ele tem amortecedor ou não. Procure o que mais fique confortável em seus pés; se estiver numa loja, prove-os e faça um “teste drive”.

Quando você estiver com sapatos novinhos em folha em casa, lembre-se que nos primeiros dias eles podem “castigar” seus pés. A dica, nesses casos, é uma espécie de “life hack de avô”: encha o interior deles com folhas de jornal amassadas e os deixe assim de um dia para o outro. Pode fazer diferença na hora de calçá-los. Ninguém merece andar por aí com calçados que machucam.

3. O poder das meias

Lembre-se: as meias dão um toque especial. Quando você se sentar, elas ficarão visíveis; portanto, escolha meias com personalidade. Um exemplo recente de como isso é importante é o impacto que Justin Trudeau, o primeiro-ministro do Canadá, causou ao usar meias estilizadas com Chewbacca, o icônico personagem de Star Wars.

Por fim, escolha o par que diga ao mundo quem você é.

Leia também

Mais Recentes