3 receitas simples (e deliciosas) de drinks com café

PorVinicius Tamamoto 26 de junho de 2018

O café é quase uma unanimidade: é difícil encontrar quem não goste da bebida. O mais legal é a versatilidade: dá para fazer uma xícara só para você ou um bule inteiro para compartilhar num café da tarde com os amigos. Quente, frio, com leite ou puro… Há ainda um universo de possibilidades quando se acrescenta algum tipo de álcool à bebida. São os drinks com café, que estão ganhando cada vez mais espaço em bares e cafeterias de São Paulo. Como o preparo é simples, que tal testar algumas receitas em casa?

A dica mais importante é escolher um café de qualidade. Não é frescura: aqueles mais baratinhos do mercado têm um gosto de queimado que amarga a bebida. Aí é inevitável encher a xícara com açúcar. Um bom café tem os sabores equilibrados e são perfeitos para serem incrementados com outros ingredientes.

Um dos mais clássicos entre os drinks com café é o Irish coffee. Conta-se que em uma noite fria dos anos 40, o chef Joseph Sheridan, que trabalhava no restaurante do aeroporto de Foynes, acrescentou uísque ao café para aquecer os passageiros que tiveram um voo cancelado. Um deles perguntou se o café era brasileiro e Sheridan respondeu: “no, it’s Irish coffee”. Nascia um clássico. Abaixo, veja essa e outras receitas de drinks com café. 

Drinks com café para esquentar seu inverno

Irish coffee

¾ de xícara de café quente
1-2 colheres de chá de açúcar granulado
30 mililitros de uísque irlandês
1-2 colheres de sopa de creme de leite pesado

Encha uma xícara de café com água quente; descarte e encha o copo com água fervente. Descarte a água fervente e encha o copo um pouco mais da metade com o café. Adicione de 1 a 2 colheres de chá de açúcar conforme seu gosto; mexa e adicione o uísque. Vire uma colher de cabeça para baixo e segure-a em um ângulo de 45 graus com a ponta tocando o copo; despeje lentamente o creme na parte de trás da colher.

Café cubano

40 mililitros de suco de limão siciliano;
1 colher de creme de leite fresco;
60 mililitros de café expresso;
30 mililitros de rum
Gelo a gosto;
2 folhas de hortelã (opcional);

Na coqueteleira, misture o rum, o suco do limão e o café. Misture e despeje em um copo. Depois acrescente o creme de leite com cuidado e decore com o hortelã.

Espresso martini

25 mililitros de licor de café
50 mililitros de vodka
30 mililitros de café expresso tirado na hora

Adicione todas as bebidas em uma coqueteleira já com gelo. Mexa bem e coe, despejando o líquido em uma taça de martini.

Gostou? Veja aqui outros drinques fáceis e pouco calóricos para fazer em casa.

Leia também

Mais Recentes