Como fazer uma boa pizza em casa

PorPedro Katchborian 25 de setembro de 2017

Pizza virou quase sinônimo de pegar o telefone (ou o aplicativo) e pedir uma com um pessoal em casa. Por mais prático que seja o delivery, fazer pizza em casa pode ser muito saboroso e vai te dar total liberdade para criar sabores e exercer toda a sua criatividade.

Você vai dedicar um tempinho na cozinha — e vai colocar a mão na massa, literalmente. Nada de comprar pronta. O legal de fazer pizza em casa é que é uma ótima oportunidade para chamar amigos para ajudar ou até cozinhar em família.

São dois passos: primeiro, a massa, que serve como coringa e pode receber qualquer recheio. Depois, damos algumas opções para você rechear. Veja abaixo como fazer uma boa pizza em casa:

Como fazer pizza caseira

Receita de massa caseira

Comece pela massa, é claro. É o mais difícil da receita, portanto você vai querer fazer tudo com muito cuidado. Anote aí os ingredientes e o modo de preparo — sugerido pela Rita Lobo:

6 xícaras de chá de farinha de trigo (750g)
2 colheres de sopa de fermento biológico seco (20g)
2 colheres de chá de açúcar
2 colheres de chá de sal
1 1/2 xícaras de chá de água morna
1/4 de xícara de chá de azeite
farinha de trigo para polvilhar
azeite para untar a tigela

Separou tudo? Então veja o passo a passo:

Misture o fermento e açúcar

Coloque água morna e misture bem o açúcar e o fermento. Lembre-se: a água deve ser morna e não tão quente — você precisa conseguir colocar o dedo numa boa. Depois, deixe em temperatura ambiente até espumar, o que deve demorar 5 minutos.

Misture a farinha e o sal

Enquanto você deixa o fermento em temperatura ambiente, misture farinha e sal e abra um buraco no meio. Pegue uma tigela e unte com 2 colheres de sopa de azeite — é necessário ter espaço para a massa crescer, já que ela vai dobrar de tamanho.

Coloque a mistura no centro da tigela

Depois que espumar, coloque a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Coloque 1/4 de xícara de chá de azeite e misture com uma espátula.

Bata a massa

Bata a massa na batedeira: comece a bater em velocidade baixa por alguns minutos e aumente, aos poucos, a velocidade até formar uma massa lisa.

Hora de aumentar de tamanho

Desgrude a massa da tigela e coloque no recipiente untado com azeite. Cubra com papel filme e deixe descansar por 1 hora. A massa vai dobrar de tamanho!

Preaqueça o forno

Lembre-se de preaquecer o forno a 250ºC quando faltar 30 minutos para a massa crescer totalmente. Você tem duas opções para montar a pizza: o ideal é uma assadeira de pedra sabão, mas você pode usar uma frigideira de ferro, caso não tenha.

Mão na massa

Você vai precisar de uma bancada lisa agora. Coloque farinha de trigo e coloque a massa na bancada. Misture, faça a massa no formato da pizza e divida em 4 pedaços. Você pode usar logo em seguida ou embalar e deixar na geladeira e deixar por 3 dias ou colocar no congelador.

E o recheio da pizza?

Há dezenas de receitas que podem ir na sua linda massa de pizza. Há as mais simples e tradicionais, como a portuguesa — é só picar calabresa, tomates, muçarela, cebolas e azeitonas pretas. A calabresa também é fácil: molho de tomate, muçarela, calabresa, cebola e parmesão. Quer uma opção mais saudável? Opte pelo sabor de rúcula e tomate seco. Você vai precisar de, é claro, rúcula e tomate seco, além de azeite e molho de tomate. Só lavar e picar os ingredientes. Nenhum desses sabores te agradou? Sem problemas: aqui você encontra 37 receitas de recheios de pizza. Bom apetite!

Leia também

Mais Recentes