Queimação no estômago? 7 dicas da Ayurveda para uma melhor digestão

PorPedro Katchborian 19 de Janeiro de 2018

A sensação de queimação no estômago é uma das piores de todas. A má digestão pode ser a grande vilã nessa história todo. Por isso, preocupar-se em ter uma digestão boa é essencial para ter mais qualidade de vida.

A dieta ayurveda é uma dieta desintoxicante que tem como objetivo melhorar a saúde não só na mudança dos hábitos alimentares, mas de toda uma uma mudança na relação com os alimentos. Veja abaixo como esse estilo de vida pode ajudar a melhorar a digestão e acabar com a queimação no estômago.

Como melhorar a queimação no estômago com a digestão

Desligue o celular ou a TV

Sim, é difícil…Comer vendo TV ou dando uma checadinha no Instagram virou tão natural que fica complicado deixar de lado. Mas não ficar ligado em telas enquanto você come não te ajudar, já que essas ações engajam o sistema nervoso, o que não ajuda na digestão.

Coma a sua maior refeição do dia no almoço

Essa é uma regra que faz todo o sentido biológico: quando você come a sua maior refeição no almoço, você dá muito tempo para o seu corpo digerir totalmente a comida antes de dormir.

Beba água morna

Dollyinho já deu a dica: beba muito líquido — e água. A dica baseada na dieta ayurveda é beber água morna, para que ela ajude na digestão. Segundo o Well and Good, o corpo leva 30 minutos para digerir água quente, contra uma hora da água gelada.

Coma refeições que acabaram de ser preparadas

Na correria do dia a dia pode ser difícil deixar de lado aquele almoço ou jantar requentado do dia anterior. Mas, se possível, coma algo que acabou de ser cozinhado. O mesmo vale para os congelados, vilões da saúde.

Use todos os sentido para comer

Sentir a textura e o cheiro de cada refeição. Fazer esse processo vai fazer o seu corpo aproveitar totalmente a refeição, partindo para uma refeição leve e sem qualquer tipo de problema.

Coma em um lugar tranquilo e em um ritmo moderado

Mais uma que fica difícil por causa do ritmo acelerado que nós vivemos. Mas fazer da refeição um processo lento e um ritual sagrado vai ajudar — e muito a sua digestão. Mastigue corretamente e aprecie a refeição com calma que o seu estômago vai agradecer.

Coma somente quando está com fome

Sabe a gula? Deixe ela de lado. Se você for comer quando não estiver com fome, as chances de ficar com a sensação de queimação de estômago e inchaço serão bem maiores. Quando o seu estômago está realmente vazio é que a digestão funciona de verdade.

Leia também

Mais Recentes