3 receitas de drinks para aquecer a alma neste inverno

PorVinicius Tamamoto 18 de junho de 2018

A estação mais fria do ano chegou. Hora de colocar a caipirinha de lado e curtir os drinks de inverno, mais amadeirados e encorpados. A dica é de um dos caras que mais entendem do assunto em São Paulo, o Heitor Marin, bartender do badalado Seen.

“A tendência para a estação são coquetéis à base de uísque e vinho, além dos clássicos como o negroni, que nunca saem de moda”, disse, em entrevista ao Pronto Pro Jogo.

O Liffey, uma de suas criações, foi criado durante os dias frios da Irlanda. Não por acaso foi batizado com o nome de um dos principais rios do país e leva Jameson, Campari, Aperol, Cinzano 1757 e bitter de laranja ao perfume de jatobá. Você pode encontrar a mistura no bar do Seen, onde o bartender dá expediente. 

Abaixo, confira outras receitas de drinks perfeitos para as baixas temperaturas selecionadas por Heitor. Afinal, tem jeito melhor de se esquentar do que com álcool?

3 receitas de drinks de inverno perfeitos

1. Peniccilin

O drink foi criado em 2005 pelo bartender Sam Ross, que dizia que sua mistura poderia curar qualquer doença. Aqui, o single malt dá um toque defumado perfeito para o inverno.

60 ml de uísque escocês

325 ml de single malt

80 ml de suco de limão

80 ml de xarope de mel e gengibre

Faça o xarope de mel e gengibre: misture o mel e gengibre a 1 xícara de água e esquente até ferver. Reduza o fogo para médio e deixe cozinhar por 5 minutos; deixe esfriar e coe. Misture o uísque ao suco de limão e ao xarope em uma coqueteleira cheia de gelo; agite vigorosamente e despeje em um copo com mais gelo. Cubra com o single malt.

2. Sazerac

Um clássico invernal, este drinque foi criado em Nova Orleans, nos Estados Unidos, em meados do século XIX e segue adorado por muitos bartenders ao redor do mundo.  

Meia colher de açúcar

60 ml de uísque (preferencialmente sazerac rye)

0.16 ml de bitter Peychaud

40 ml de absinto

Casca de limão

Dissolva o açúcar em 1 colher de chá de água e encha a coqueteleira com gelo. Adicione o uísque, o bitter e a casca de limão; mexa. Coloque o absinto em um copo com gelo e adicione a mistura.

3. New York Sour

Tem bebida melhor do que vinho tinto no inverno? O que é bom pode melhorar. Este outro drinque leva cabernet sauvignon na composição e é perfeito para aquecer a alma.

60 ml de bourbon

90 ml de xarope de açúcar

30 ml de suco de limão

30 ml de vinho tinto

Adicione todos os ingredientes, exceto o vinho, a coqueteleira e preencha com gelo. Agite bem e coe em um copo cheio de gelo. Com cuidado, despeje o vinho sobre as costas de uma colher para que flutue em cima da bebida. Sirva a seguir.

Leia também

Mais Recentes