3 passos para fazer o hamburguer caseiro perfeito

PorRafael Nardini 28 de setembro de 2017

Hamburguer caseiro. Está aí um prato que pode até soar sofisticado mas que, na realidade, não é nada complicado de fazer com sucesso na cozinha. Não precisa ser expert nem dominar as artimanhas de usar mil panelas ao mesmo tempo. É apenas você, uma boa carne (atenção máxima aqui, amigos) e uma boa frigideira ou chapa adequada.

Por aqui, estamos preocupado com o resultado do seu prato final, mas também com a eficiência. Por esses motivos, nosso foco na cozinha vai ser sempre em refeições com boa capacidade de armazenamento e refrigeramento. E também que não levem uma eternidade. Pronto para brincar de Masterchef?

1. Antes: Qual carne usar para hamburguer caseiro

Carne para hamburguer não pode ser “limpinha”. Explicamos: escolha peças com gordura. Sim. Há uma certa matemática a ser feita aqui. O ideal é que a 20% de seu hamburguer caseiro seja simplesmente gordura bovina. O motivo? Deixar a peça suculenta por dentro e capaz de fritar na própria gordura.

Fraldinha, acém, patinho e até peito bovino são as mais indicadas. Mas a picanha também pode se sair bem, ainda que não seja necessariamente a mais indicada.

Dicas matadoras:

– 1,2 kg de carne (+ gordura) para dez hamburgueres menores. 1,8 kg de carne (+ gordura) para hamburgueres maiores. Nessa proporção você terá 10 prontinhos para a festa ou para congelar;
– Peça ao açougueiro para limpar a carne e pesar gordura e carne de forma separada (Assim você consegue controlar as porcentagens de carne e gordura);
– Prefira açougues aos supermercados;
– Peça para o açougueiro limpar o moedor de carne antes de moer a sua peça;
– Peça para moer a carne duas vezes;
– Sim, você pode trocar os 20% de gordura por bacon.

hambúrguer caseiro

Foto: Istock/Getty Images

2. Durante: Como temperar hamburguer caseiro

Tempere a carne com sal e pimenta à gosto. Nada mais é necessário. Mas se for de sua preferência, cheiro verde ou salsinha podem dar um toque interessante, mas não exagere.

Hora de amassar tudo com as mãos. Se tiver aro para formar seus hambúrgueres, ótimo. Cada hamburguer caseiro vai acabar idêntico ao outro. Caso contrário pese a carne, faça bolinhas, achate na palma da sua mão dando formato de hambúrguer, e acerte os lados.

Dicas matadoras:

– Hamburguer mais fino pesa 120 gramas, enquanto os maiores chegam a 200 gramas;
– Antes de preparar o primeiro hamburguer unte a frigideira, grelha ou chapa com óleo. Daí para frente a própria gordura do hamburguer vai fazer o serviço;
– Fogo alto doura a parte exterior de forma mais fácil;
– Em geral, o preparo vai de um minuto e meio para cada lado (mal passado) até três minutos e meio por lado (bem passado);
– Use a chapa para derreter o queijo, colocando-o sobre a carne;
– Usar pão brioche (passe manteiga no pão e dê uma tostada para ele ficar firme)

3. Depois: Como conservar hamburguer caseiro

Como pensamos numa porção de 10 hamburgueres, a ideia é que você consiga ou cozinhar numa recepção de amigos ou já deixar tudo prontinho para descongelar e fritar quando quiser. Para o caso da segunda opção, temos algumas dicas.

Dicas matadoras:

– Leve os hambúrgueres em uma assadeira forrada com papel manteiga ao freezer por duas horas;
– Depois, retire cada hambúrguer, passe papel filme entre eles e leve para o congelamento definitivo;
– Antes de usá-los, descongele cada um na geladeira por 12h a 24h antes de irem ao fogo;
– Para não perder a consistência, use uma frigideira ou chapa com fogo bem quente;
– Use uma tampa caso prefira que fiquem mais bem passados.

Leia também

Mais Recentes