De ‘Matrix’ ao ‘Clube da Luta’: Os 12 de óculos de sol mais famosos do cinema

PorRafael Nardini 23 de Janeiro de 2018

Muitas vezes nos esquecemos o papel que a moda e o figurino podem desempenhar em filme. No caso dos óculos de sol masculinos, bem, a evidência está mais do que central. Ou Neo, o hacker transformado em messias de Matrix, teria a mesma nas telas sem o óculos escuro especial?

O que dizer então de Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro? Até o famosos “hasta la vista, baby” soaria murcho sem a potência dos óculos escuros masculino. Além da vitalidade, os óculos são também parceiros dos atores em suas atuações e expressões. Outras vezes, como em Top Gun, acabam por alavancar as vendas de produtos que começavam a perder força nas prateleiras.

Os óculos de sol masculinos mais icônicos de Hollywood

1. Robert De Niro, Taxidriver

Travis Bickle, o motorista com graves transtornos do clássico de Martin Scorsese. A espantosa aparição do personagem de De Niro de jaqueta bomber, moicano e óculos aviador é das mais memoráveis do cinema.

2. Johnny Depp, Medo e Delírio em Las Vegas

Na pele do escritor Hunter S. Thompson, Depp incorporou o jeitão excêntrico, mas também a moda fora dos padrões: camisa florida, chapéu e um par de aviador com lentes laranjas.

3. Al Pacino, Scarface

O que combinaria melhor com os anos 1980 e com o sol vibrante de Miami do que um aviador estilizado, com hastes brancas e estilo degradê?

4. Cary Grant, Intriga Internacional

Há quem jure que se tratam de óculos Tart Arnels (incluindo descendentes da família que criou a marca) e outros que têm certeza que se tratam de um par criado pela Moscots. De toda forma, Grant entrou para a história da mesma forma. E, não, não é um Ray-Ban.

5. Marcelo Mastroianni,

O filme de Federico Fellini de 1963 merece ser visto pelos mais variados motivos. Um deles é óculos de sol masculino de Mastroianni. Não há confirmação oficial de que o óculo seja Prada, mas o modelo SPR07F da marca é idêntico ao usado pelo protagonista do filme.

6. Brad Pitt, Clube da Luta

Como Tyler Durden, Pitt usa um par de óculos de sol Oliver Peoples 523 para criar um ar ainda mais malucão para o personagem. O interessante é que o óculos é uma raridade, poucas vezes encontrado em lojas. É mais chegar num desses pelo eBay ou pelo Mercado Livre.

7. Tom Cruise, Top Gun

O personagem Pete “Maverick” Mitchell, de Cruise, ficou famoso por seu Ray-Ban modelo 3025, com lentes esverdeadas. Uma curiosidade: segundo a revista Time, as vendas do Ray-Ban Aviator subiram 40% após surgirem em Top Gun, ajudando a marca num momento de dificuldade no mercado americano.

8. Clint Eastwood, Dirty Harry

O inspetor da polícia Harry Callahan interpretado por Eastwood no clássico do cinema de 1971 decidiu ousar. Nada de aviador para o policial. Harry ousa com um Ray-Ban Balorama (o modelo 4089 da marca) com moldura preta e lentes polarizadas verdes. O sucesso foi tanto que modelos desses tipo proliferaram pelo mundo.

9. Sylvester Stallone, Cobra

Stallone precisava de um ícone para seu Marion Cobretti e encontrou nele o Ray-Ban RB 3030 Outdoorsman. O detalhe que fez história no aviador é a lente espelhada, usada muitas vezes como forma de expressar o que Stallone não diz.

10. Arnold Schwarzenegger, Exterminador do Futuro II

Os óculos de sol masculino usados ​​por Schwarzenegger são o Persol Ratti, do modelo 58230, para ser mais específico. O modelo é considerado dos mais raros, especialmente para encontrar algum que ainda esteja em bom estado. Sabe-se lá o motivo, mas a marca italiana abandonou a produção do modelo.

11. Woody Harrelson, Assassinos por Natureza

Não é por acaso que o personagem de Harrelson usa um Ray-Ban 3447, aquele modelo eternamente associado aos hippies e ao igualmente pacifista John Lennon. A diferença é que agora ele estava no rosto de um assassino frio e cruel, alta jogada do diretor Oliver Stone.

12. Keanu Reeves, Matrix

Os óculos que Neo (Keanu Reeves) usa em Matrix foram feitos sob medida por um designer. Com o imenso sucesso ao redor do mundo, a criação acabou ressurgindo na linha MatrixEyewear.

Leia também

Mais Recentes