Como transformar o cochilo em uma arma para aumentar a produtividade

PorRafael Nardini 23 de Janeiro de 2018

Bater aquele sono depois de um almoço pesado é quase uma rotina. Tirar um cochilo à tarde, privilégio para poucos, já foi considerado algo de preguiçosos. Mas, depois de muitas pesquisas, descobriu-se que uma rápida soneca aumenta a produtividade no trabalho. Sabendo disso, empresas como Google, Nike e Ben & Jerry’s encorajam cochilos no trabalho, oferecendo espaços para sonecas ou quartos silenciosos que funcionários podem dormir, caso queiram.

Quem faz home office pode até se aproveitar desse cochilo, mas a tendência é que mais empresas adotem a ideia. Ou seja, você pode até usar esse artigo para mostrar para a sua empresa como uma soneca à tarde vai melhorar o humor e a produtividade da companhia.

Cochilo: aumento da produtividade e melhora do humor

O cochilo já se mostrou ser muito efetivo em minimizar alguns efeitos da privação do sono. Por exemplo, quando comparado quando não há um cochilo, eles já mostraram reduzir de maneira significativa o sono e melhorar a performance cognitiva. A soneca também pode ajudar a melhorar a memória de curto-prazo e, é claro, melhorar o humor. Usa o cafezinho para se manter acordado? A soneca já se mostrou mais efetiva que a cafeína para reduzir os sintomas do sono.

Mas não há problemas em tirar o cochilo? Bem, há. Principalmente para quem trabalha com profissões que dependem de reflexos rápidos. Assim que acordamos há um período em que ficamos meio sonolentos e dispersos — que pode durar de 15 minutos a uma hora. Portanto, antes de reduzir a sonolência e aumentar a performance, o cochilo tem, de maneira breve, um efeito colateral negativo.

Em relação a como a soneca vespertina pode afetar o sono da noite, não há um consenso da comunidade científica, mas a maioria das pesquisas mostra que o cochilo não afeta as horas de sono noturnas.

De quanto tempo deve ser o meu cochilo?

Os longos cochilos (que duram duas horas ou mais) estão associados com uma maior duração de melhora de performance e redução de sonolência do que cochilos menores (de 10 a 30 minutos). No entanto, os cochilos longos traem mais a sensação de sonolência logo após acordar, enquanto as sonecas menores tem efeitos positivos logo ao acordar e quase sem efeitos colaterais. A hora do dia dos cochilos também interfere na produtividade. O melhor horário para dar aquela dormidinha é mesmo à tarde.

Uma pesquisa publicada pela revista Nature Neuroscience comparou a performance de indivíduos que tiraram cochilos de 30 minutos e uma hora, com participantes que não dormiram. Foram quatro testes diários feitos — a performance caiu em cada teste, mas quem dormiu 30 minutos viu uma queda menor de produtividade, enquanto quem dormiu 1 hora reverteu toda a situação.

Leia também

Mais Recentes