Como arrumar a mala como um profissional em 7 dicas simples

PorPedro Katchborian 23 de Março de 2018

Fazer e desfazer. Pensar e repensar. Atire a primeira pedra quem nunca quase ficou maluco com a simples tarefa de fazer a mala para uma viagem.

Mas chega de sofrimento: nós separamos para você algumas dicas de como realizar a tarefa com praticidade e inteligência.

Como arrumar a mala como um profissional

1. Escolha a mala e os itens de acordo com o tipo de viagem

O blog Modo Avião, da Veja.com, sugere que você reflita a respeito disso, antes de mais nada.

A resposta vai te ajudar a escolher a melhor mala. Se for uma rápida viagem a trabalho, melhor não levar um trambolho, certo? Se você viajar para um lugar afastado na natureza, melhor usar uma mochila em vez de grandes malas com rodinhas, certo?

Uma vez que você souber qual é a mala mais adequada, saberá quais roupas levar. Por qual motivo você levaria camisa e calça social se vai visitar parentes ou passar um feriado na praia? Leve o que você sabe que terá utilidade, está de acordo com a ocasião e com o tempo que você vai passar no local. E, é claro, verifique a previsão do tempo.

2. Faça uma lista

Pronto, agora que você já sabe a mala que vai usar e quais roupas levar, é a hora de selecioná-las. Como sugere o BuzzFeed Brasil, uma boa é listar o que será necessário, sem entrar no detalhe da quantidade. E, depois, levar a lista com você na mala, assim ela estará à sua disposição.

Ainda segundo o BuzzFeed, uma boa ideia pode ser levar apenas peças básicas. Já o blog da Veja.com tem outra dica valiosa: não coloque nada direto na male. Separe tudo e avalie os itens novamente – assim você já pode ter uma noção.

3. Enrole como rocambole!

Sim! Em vez de dobrar suas peças de roupa, de repente a melhor solução é fazer rolinhos com elas. Você não vai querer que elas cheguem amassadas, correto? Caso o tipo de tecido seja um que não amasse, aí sim vale dobrar. O Modo Avião manda a letra: os itens volumosos, como malhas e casacos, são os que devem ir dobrados. Não enrole a camisa social, se estiver levando uma. O BuzzFeed dá outra dica valiosa: leve um cabide, assim ele pode te ajudar a desamassar alguma peça.

4. Aproveite o espaço interno

Como diz o BuzzFeed, “compartimentar” é a palavra-chave.

Você com certeza encontra em lojas organizadores de malas. Você pode usa-los para encontrar rapidinho aquilo que busca. Guarde meias dentro de sapatos e, os cintos, esticados nas paredes da mala. Outro conselho espertíssimo: coloque as solas dos sapatos dentro de toucas de banho, para evitar que elas sujem as roupas. Estas dicas são do Modo Avião.

5. Leve apenas os itens de higiene necessários

Pois é. Parece até redundante dizer isso, mas está aí outra reflexão que pode te ajudar muito. Ao organizar sua frasqueira ou nécessaire, procure colocar nela aquilo que realmente será usado.

O Modo Avião sugere que você tenha esses itens em tamanho mini. Outra solução para economizar espaço. E, segundo o BuzzFeed, a boa é guarda-los em saquinhos plásticos separados. Vai que o frasco de xampu quebra e suja por dentro, não é?

6. Tenha um estojinho para cabos e objetos eletrônicos

Há carregadores para tudo hoje em dia: celular, aparelho de barbear, computador, Kindle, iPad e por aí vai. Não deixe tudo espalhado na mala, para se perder entre as outras coisas ali. Leve tudo num estojinho e seja feliz!

7. Se possível, deixe um espacinho

Vai que você decide voltar com alguma coisa da viagem, tipo lembrancinhas ou uma nova compra.

Leia também

Mais Recentes