10 dicas e truques simples que vão transformar a sua cozinha

PorPedro Katchborian 19 de Janeiro de 2018

Boa parte da arte de cozinhar está na organização. Uma cozinha organizada torna todo o ato de fazer refeições mais fácil, divertido e prático de limpar depois. Até mesmo em cozinhas pequenas, é possível economizar espaço com alguns truques que podem transformar todo o ambiente.

Prateleiras, imãs e até um espaço que sobra ao lado da geladeira podem ser utilizados para dar uma nova vida a sua cozinha. Veja algumas dicas e prepare-se para mudar todo o espaço com pequenas ações:

Truques para organizar a cozinha

1. Imã para guardar facas

Já tentou achar aquela faca específica no meio de dezenas delas? Não é fácil, certo? Um imã para guardar algumas facas como se fosse uma prateleira magnética economiza espaço e ainda torna tudo mais prático na hora de cozinhar.

2. Prateleira para temperos

Dependendo da sua geladeira ou fogão, você pode ter um espaço extra ao lado do eletrodoméstico. E, por que não, você pode tornar aquela fresta em algo útil: a sugestão do site Apartment Therapy é colocar uma prateleira móvel para guardar temperos e outros mantimentos. Vale a tentativa!

https://atmedia.imgix.net/6e79ef6373c903dff6d29ec0b65ad31509d8a21b?auto=format&q=45&w=640.0&fit=max&cs=strip

3. Mantenha o necessário à vista

É provável que você deixe todas as panelas da sua casa juntas — e de fácil acesso. Mas você não necessariamente precisa que tudo fique ali. As que são menos utilizadas — como a de risoto — podem ficar separadas. Lembre-se: a ideia é manter tudo prático.

4. Escolha como quer organizar a cozinha

Você prefere manter todos os pratos no mesmo lugar? Ou que pratos e copos que são mais utilizados fiquem pertos um do outro? Entender a sua organização é essencial para que o espaço seja bem utilizado.

5. Atenção com novos mantimentos

Foi no mercado e comprou o arroz que está acabando? Não esqueça de guardar os mantimentos novos atrás dos antigos, para que você não fique com dois sacos abertos.

6. Ganchos e mais ganchos

Ganchos em paredes perto da pia ou dos armários vão te dar mais espaço e tornar tudo mais fácil quando você estiver precisando daquela espátula.

7. Panos de prato em rolinhos

Panos de prato precisam ser utilizados em rodízio para quem não fiquem muito sujos. Ao guardá-los em rolinhos e não dobrá-los, você ganha espaço e ainda vai aumentar o rodízio. Fácil e prático!

8. Guarde o material de limpeza longe dos mantimentos

Nada de colocar o material de limpeza no mesmo armário que os mantimentos. Procure uma prateleira ou uma caixa sem tampa para o material, de preferência longe de mantimentos e alimentos.

9. Organize a sua geladeira

Potes neutros e transparentes na geladeira vão ajudar a deixar tudo mais organizado e prático. Não se esqueça de guardar bebidas abertas na porta da geladeira, frios e carnes na parte de cima (precisam de mais refrigeração), assim como iogurte e ovos.

10. Acabou o espaço? Abuse das caixas

Não cabe mais nada nos armários? Não tenha medo de usar caixas de papelão ou de plástico — com elas você vai poder organizar objetos que são menos utilizados.

Leia também

Mais Recentes