2 receitas simples (e perfeitas) para impressionar no primeiro encontro

PorRafael Nardini 23 de novembro de 2017

O primeiro jantar a dois. Pode parecer uma decisão das mais difíceis e – para alguns – até dramática. Estamos aqui justamente para tentar diminuir os problemas. E, bem, você até poderia usar o smartphone e ligar para a pizzaria da região. Nada de errado nisso. Mas, acredite, o envolvimento na cozinha pode ser uma saída interessante para entregar mais de você mesmo ao date.

O cardápio? Pensamos em duas receitas para o primeiro encontro. A primeira delas, um espaguete com tomatinho, manjericão e creme de ricota. A segunda, um risoto de mignon e shitake. Ambas de fácil trato na cozinha e que não fazem quase nenhuma sujeira.

Receitas para primeiro encontro

1. Espaguete com tomatinho, manjericão e creme de ricota

Primeiro, uma opção mais rápida, barata e sem nenhuma chance de dar errado. O espaguete é uma opção sem erros, mas pequenos detalhes fazem toda diferença. Esqueça as massas de ovos e aposte em espaguete grano duro, o tradicional italiano.

Ingredientes:

200 gramas de espaguete
100 gramas de ricota fresca
200 gramas de tomate sweet grape (tipo uva)
8 folhas de manjericão (ou manjerona)
1 dente de alho
Azeite de oliva extra virgem
Pimenta do reino

Como preparar:

Em uma panela grande, ferva água com sal. Cozinhe a massa de acordo com o tempo sugerido no pacote.

Lave os tomates e corte-os ao meio, um por um, e descasque o alho. Aqueça o azeite numa frigideira e frite o dente de alho inteiro até dourar. Retire o alho e despeje os tomatinhos partidos ao meio. Cozinhe em fogo alto por 4 minutos e reserve.

Para o creme de ricota, misture o queijo com o azeite e as folhas de manjericão cortadas ao meio. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Despeje o macarrão – já escorrido – na frigideira onde você cozinhou o molho. Use folhas extras de manjerição fresco e o creme de ricota para finalizar o prato.

2. Risoto de mignon e shitake

Ingredientes

1 xícara de arroz arbóreo
150 gramas de filé mignon em cubos
150 gramas de shitake
meia taça de vinho branco
1 cebola
2 colheres de sopa de cheiro verde
1 colher de sopa de manteiga
1,5 litros d’água
Caldo de carne (caseiro ou industrializado)
Sal e pimenta à gosto.

Ferva a água e dissolva o caldo. Mantenha o caldo quente num recipiente próximo à panela. Em outra panela, refogue a cebola na manteiga até murchar. Em seguida, junte a carne e despeje o vinho branco e mexa para dourar a carne. Em seguida, arroz e misture com a carne até que o vinho esteja quase totalmente evaporado. A partir daí, sempre adicione o caldo, aos poucos, e mexa o arroz para que ele não grude na panela. Não esqueça de adicionar o shitake e o cheiro verde. Repita a operação até que não reste caldo ou até que o arroz fique al dente. Finalize com o sal e a pimenta do reino, como preferir.

O que servir no primeiro encontro

Tapas e queijos

O tradicional prato espanhol é uma ótima pedida com entrada. Também não há muito segredo no preparo. Um bom presunto cru – para quem gosta – ou um prato de cogumelos shimeji com queijo de quebra e pronto. Castanhas, amendoins, nozes e frutas secas também podem funcionar muito bem para abrir o apetite.

Comidas para evitar no primeiro encontro

Fuja da cebola. Não é só o fato de muita gente não se dar bem com ela. Mas o fato de que crua ela pode acabar sendo um tanto, digamos, desagradável… Ah, outra dica importante é evitar queijos mais fortes, como o gorgonzola. Não é todo mundo que acompanha um paladar desses.

Leia também

Mais Recentes