Guia definitivo para comprar relógio masculino

PorRafael Nardini 28 de setembro de 2017

O relógio é encarado por muitos como uma espécie de joia masculina. Ele é capaz de capturar a atenção e dar um upgrade dos mais importantes no visual. Outros encaram a peça como uma chance de expressar melhor sua personalidade, enquanto muitos preferem a praticidade acima do estilo. O relógio masculino pode ser simples, sofisticado, grandioso ou não. E em pleno 2017 ele está novamente em alta, ainda mais com a volta dos retrôs analógicos e a criação dos espertinhos smartwatches, os tais relógios inteligentes.

E daí você pergunta: há alguma regra básica para combinar um relógio com sua roupa? E para fazer o relógio brilhar sem passar do ponto?

O ponto de partida pode ser o seguinte: imagine um evento black tie. Lá está um homem com um terno impecável, mas de repente ele cruza o braço e surge, por baixo do punho da camisa, um relógio-calculadora no maior estilo anos 1980. Viu? Regras rígidas não existem, mas com um pouco de ajuda você pode ir além.

Como comprar relógio masculino

1. O começo de tudo

São basicamente quatro elementos que você precisar levar em conta logo no início da sua busca por um novo relógio: material, cor, estilo e tamanho.

Mas relógio não deve ser pensado como uma forma de atingir ou buscar status. Pense mais em sua personalidade — e conta bancária, é claro — e menos em fazer seu relógio ser notado.

2. Como combinar

Aqui são basicamente dois pontos a se pensar: ocasião e o seu estilo. Primeiro, vamos voltar ao exemplo lá do início: é claro que um casamento com traje social completo não permite um relógio esportivo de pulseira extravagante.

Quanto ao que você está vestindo, são duas dicas simples: combine com a cor que está dominando suas vestimentas ou com algum detalhe (gravata, cor da meia ou da camisa, por exemplo).

Em um ambiente mais formal de trabalho, numa reunião importante, por exemplo, dê espaço para os relógios de alumínio, aço ou prata. Relógios de borracha são mais associados a ambientes esportivos.

3. De olho no tamanho

Se você tem um antebraço mais largo, nenhum problema em usar um modelo maior. O que já não acontece para quem for muito magro, por exemplo. Como boa parte dos itens da moda, o relógio também pede uma certa proporcionalidade.

4. Relógio masculino dourado

Explica a revista Esquire: “Aqueles relógios dourados que, por muito tempo, você sempre demonstrou total desinteresse, começam a parecer legais”. De outra forma, o relógio dourado masculino pode ser um belo sinal de que você abraçou a maturidade. “Mas se você é como eu está ficando um pouco maior na barriga e mais grisalho, um pouco de brilho dourado não dói. Afinal, você merece um relógio de ouro agora, você não acha?”, escrevem Benjamin Clymer e Alex Doak.

Então, vá em frente. Valem as mesmas regras: relógio dourado com roupa esportiva não cai bem, mas ele dará vida ao terno ou ao um visual mais arrumado.

Se for demais para você logo de início um relógio em que o dourado prevaleça, que tal um de pulseira de couro? Seja couro preto ou marrom, os detalhes em dourado vão imediatamente brilhar menos, ficando apenas como um papel de detalhe (um ótimo detalhe, mas, ainda assim, um detalhe). Há ainda modelos com pulseira metálica que são mais prateados do que dourados, capazes de equilibrar bem o visual também.

Uma dificuldade extra em acertar é combinar o dourado com ferragens de cintos, por exemplo. Quanto mais clean, melhor.

5. Relógio masculino digital

Os relógios digitais só não são muito indicados com trajes formais. Mas depende muito do seu ambiente de trabalho. Não há nada de errado em abraçar a tendência hipster com aqueles modelos Casio dos anos 1980. A Timex embarcou na onda e trouxe para o Brasil modelos semelhantes. Falando em digital, chegamos aos…

6. Abrace os smartwatches, os tais relógios digitais

Na mesma época em que voltar aos bons e velhos relógios digitais de pulseira de couro ou metal (ou até plástico) está na moda, o mercado recebe o iWatch, da Apple, também os Gear da Samsung. Mas há opções bem mais em conta surgindo também. É perfeito para os mais nerds e vai dar um toque mais intelectual à camiseta lisa surrada e ao jeans. Quase um jovem do Vale do Silício.

7. Características e qualidades que você procura

Você vai usar o relógio durante um mergulho? Precisa de alguma funcionalidade em particular? Digital para o dia a dia ou um analógico que vale o investimento para ocasiões especiais? Manutenção te preocupa? Faça uma pequena lista das suas prioridades antes de escolher.

8. Prove sempre antes de comprar

Ainda que você tenha certeza absoluta de que encontrou o modelo certo para você, saiba que nada é mais importante que experimentá-lo no braço. A noção de tamanho é capaz de nos enganar e aí pode bater aquela decepção. Um modelo que você não dava tanta atenção na loja virtual pode servir certinho para seu pulso.

9. O poder da cor

Não é novidade, pelo contrário. A cor está presente nos mais diversos modelos, seja nas pulseiras de plástico ou couro, mas também nos detalhes do relógio. Uma dica útil é pensar numa cor que você use bastante. Na hora de combinar o relógio você evita sofrimento e sua peça acaba sendo mais útil no dia a dia. Aqui vale para os relógios mais esportivos e para os mais robustos.

Outra novidade que veio para ficar são os relógios unissex com pulseiras de diversos materiais, do nylon ao silicone. Tamanha capacidade de serem descolados fazem deles peças feitas para comporem praticamente qualquer visual. Serve com o jeans favorito, com camisas xadrez ou estampadas, camisetas estampadas ou lisas e praticamente qualquer calçado. Podem, inclusive, serem uma peça solta, que não combine a cor com nenhuma outra peça.

10. Checklist final

Ocasiões formais ou eventos profissionais que peçam terno e gravata: pulseira de couro com mostrador analógico.

Trabalho que não precisa ser muito formal: todos os tipos de pulseira ou mostradores.

Happy hour, festas, bares ou baladas: todos os tipos de pulseira ou mostradores, smartwatches e digitais.

Lazer, esporte e passeios ao ar livre: pulseira de silicone ou borracha, smartwatches e digitais.

Leia também

Mais Recentes