Teclado do computador não funciona? Dicas de como consertar e configurar

PorRafael Nardini 27 de setembro de 2017

O teclado parou de funcionar. Acontece com todo mundo ao menos uma vez na vida. Pior: normalmente é justamente quando você mais precisa. Pode ser que o problema não seja geral, mas justamente a letra “A” sumiu do mapa, ninguém sabe, ninguém viu. Os números deixaram de funcionar e você tem duas horas para fechar aquele relatório com os resultados do mês. Respire fundo. Por mais que possa parecer enlouquecedor, boa parte dos problemas que surgem num teclado são de soluções fáceis. Aprende como consertar o teclado também é simples.

Por que meu teclado parou de funcionar?

Antes de tudo, tente descobrir se não há mal contato. É sempre o ponto inicial. Tente identificar de onde vem o seu problema. A identificação vai ser manual mesmo. Pressione todas as teclas, uma por uma para checar se você consegue localizar alguma que funcione, se o problema está concentrado (por exemplo, o conjunto de letras “D”, “F”, “E” e “R”, todos lado a lado, pararam de funcionar) ou se é configuração de software.

Se o problema for localizado, pode ser simplesmente sujeira. Uma letra específica que não funciona pode ser fruto de uma tecla solta ou mal posicionada, o que é bastante comum, aliás. Retire-a, limpe a posição e coloque-a novamente no lugar. Atenção: teclado de notebook é sempre mais complicado, já que o hardware é muito próximo às teclas. Teclados de membrana também são bem mais complexos.

Como configurar seu teclado

Por vários motivos, seu teclado pode ter perdido a configuração ou você, sem perceber, aceitou uma configuração diferente da qual está acostumado. Diversas vezes, as atualizações de sistema são as culpadas por problemas dessa natureza.E reiniciar o computador, não raramente, resolve o problema.

Se ao reiniciar você não conseguiu que as teclas funcionasse, recorra ao “Painel de Controle” do Windows, depois a “Dispositivos e Impressoras”. Clique duas vezes e abra então “Hardware”, localizando seu teclado. Se não ele o dispositivo não aparecer na lista, procure pelo site oficial da marca de seu laptop ou desktop e instale o driver de teclado. Provavelmente, uma atualização incompleta pode ter danificado o funcionamento de suas teclas.

No MacOS você pode usar a busca para encontrar o teclado e verificar se ele está ali, instalado. Como o teclado mais usado nos Macs são justamente da Apple, a probabilidade de dar problema é menor. Em computadores de mesa que rodam Windows, é comum vermos teclados de marcas que nem conhecemos.

Os números do teclado pararam de funcionar

Que belo momento para isso acontecer, não é mesmo? Antes de ficar em pânico, procure pela tecla “Num Lock”, é possível que você tenha clicado nela sem perceber, o que desabilita os números.

Em um teclado compatível com Windows, basta segurar a tecla “Fn” (Function) e aparte a “Num Lock” novamente. A depender do seu computador, apertar novamente a “Num Lock” é o suficiente. Funcionou? Se não funcionou, volte para a as configurações. O erro deve estar por ali, como, por exemplo, a configuração de uma língua que altera completamente a posição das teclas, incluindo os números. É raro, mas pode acontecer.

Se tudo isso não funcionar, bom, talvez aí seja mais grave e você precise de uma assistência técnica.

Leia também

Mais Recentes