23 filmes de ficção científica que você precisa assistir (imediatamente)

PorPedro Katchborian 27 de setembro de 2017

Alienígenas, robôs, futuros distópicos. O gênero de ficção científica já deu boa viajada em assuntos que fazem questionar a nossa própria existência.

O fascínio humano pelo misterioso e desconhecido fez cineastas explorarem esses tópicos desde os primórdios do cinema. Metrópolis, do alemão Fritz Lang, foi um dos primeiros do gênero, lançado em 1927, 90 anos atrás.

De lá para cá, surgiu um pouco de tudo. Do caçador de andróides Blade Runner, com Harrison Ford em uma das melhores atuações da história, ao apaixonado Joaquin Phoenix e a cibernética Samantha, a voz de Scarlett Johansson, em Her.

Muitas vezes visto com certo preconceito, a ficção científica, na realidade, é inspiração e admirada por diretores do calibre de Stanley Kubrick e Steven Spielberg, realizadores de 2001: Uma Odisseia no Espaço e Jurassic Park, respectivamente. Outros filmes de ficção científica acabam tornando-se clássicos indie, como Donnie Darko, o cartão de visitas do celebrado ator Jake Gyllenhaal, e a divertidíssima franquia De Volta Para o Futuro. Quem quando criança não sonhou em ter o skate voador de Marty McFly?

Então, ajeite-se no sofá, que a sessão vai começar:

Melhores filmes de ficção científica

1. Donnie Darko (2001)

Cult, Donnie Darko conta a história de um jovem perturbado que acaba tendo que cumprir ordens de um coelho gigante — sim, isso mesmo — e acaba afetando a vida de todos que estão à sua volta.

Nota no iMDB: 8,1

2. Interestelar (2014)

Um dos filmes mais complexos da década, Interestelar, de Christopher Nolan, conta a história de um homem com a missão de visitar outros planetas para achar uma possível nova casa para os seres humanos, já que a Terra está praticamente acabada. Em meio a tudo isso, surge uma das mais sensíveis alegorias sobre a paternidade.

Nota no iMDB: 8,6

 

3. Minority Report (2002)

Tom Cruise é o astro do longa, que conta a história de um futuro em que a polícia é capaz de pessoas de prender pessoas antes de que elas cometam crimes. Mas aí depende também de quem pode estar disposto a ultrapassar a linha entre o que é crime ou não…

Nota no iMDB: 7,7

4. A Origem (2010)

A Origem tem um dos roteiros mais originais da lista: a trama narra a história de Cobb (Leonardo DiCaprio), que invade o sonho de pessoas e extrair ou implantar ideias do subconsciente de cada um.

Nota no iMDB: 8,8

5. Lunar (2009)

Um astronauta em missão de três anos na Lua começa a delirar e sofre um acidente. De quebra ele ainda encontra um clone dele mesmo dentro da estação lunar.

Nota no iMDB: 7,9

6. Her (2013)

Muita gente já se identifica com esse: em Her, Theodore (Joaquin Phoenix) acaba estabelecendo uma relação amorosa com um sistema operacional do celular, Samantha (a voz de Scarlett Johansson). Te lembra a Siri, do iPhone? Cuidado!

Nota no iMDB: 8,0

7. Filhos da Esperança (2006)

O ano é 2027. Em um mundo caótico, mulheres se tornaram inférteis e não podem mais ter filhos. Milagrosamente, uma mulher fica grávida e precisa ser transferida até um santuário. O filme do mexicano Alfonso Cuarón é eternamente lembrado por um dos planos sequência mais sufocantes da história.

Nota no iMDB: 7,9

8. A Mosca (1986)

O diretor David Cronenberg é responsável por essa excêntrica produção: o ator Jeff Goldblum dá vida ao cientista Seth Brundle, que começa a se transformar em uma mosca gigante depois de um experimento dar errado…

Nota no iMDB: 7,5

 

9. Matrix (1999)

 

Se você já viu, veja de novo. Matrix conta a história de Neo, que acaba descobrindo a verdadeira natureza da sua realidade. Ou seria exatamente o contrário? As irmãs Lana e Lilly Wachowski são as responsáveis por elevar os efeitos especiais a um novo patamar.

Nota no iMDB: 8,7

10. O Enigma de Outro Mundo (1982)

O filme mistura terror e ficção científica: a trama fala sobre uma força alienígena em um centro de pesquisa na Antártida que consegue se tornar tudo o que toca com 100% de exatidão. Com isso, a equipe de pesquisadores precisa descobrir quem é humano e quem não é.

Nota no iMDB: 8,2

11. E.T – O Extraterrestre (1982)

 

Outro que vale a pena rever, caso você já tenho assistido. Para quem não lembra, ET conta a história de um jovem garoto problemático que ajuda um amigo alienígena a retornar para o seu planeta de origem. Alegoria de Steven Spielberg sobre isolamento, família e amizades entre garotos.

Nota no iMDB: 7,9

12. Star Wars (1977)

Precisa de explicação? A trama dá início a principal saga do cinema de todos os tempos: Luke Skywalker se junta a Han Solo, Chewbacca, R2-D2 e C3PO para salvar a galáxia e resgatar a Princesa Leia do terrível Darth Vader.

Nota no iMDB: 8,7

13. O Exterminador do Futuro (1984)

Responsável por algumas icônicas frases do cinema, “O Exterminador do Futuro” é muito mais do que “I’ll be back”. Na história, um cyborg (Arnold Schwarzenegger) é mandado do ano 2029 para 1984 com a missão de assassinar a garçonete Sarah Connor.

Nota no iMDB: 8,0

14. Metrópolis (1927)

Mais velho da lista e um dos precursores do gênero de ficção científica, Metrópolis fala sobre uma cidade dividida entre a classe trabalhadora e os planejadores, até que um dos planejadores se apaixona por uma trabalhadora, que prevê a chegada de um salvador para mediar as diferenças.

Nota no iMDB: 8,3

15. Brazil (1985)

Em um estado repressor controlado pelos computadores, as pessoas precisam pagar até por ficar na prisão. Tudo começa a ruir quando um homem acaba se apaixonando por uma “terrorista”. Ácida crítica ao período Ronald Reagan-Margareth Thatcher.

Nota no iMDB: 8,0

16. Alien (1979)

Curte ficção científica com um pé no terror? Alien pode ser o seu filme preferido: o longa conta a história de uma tripulação que acaba sendo atacada por uma misteriosa forma alienígena.

Nota no iMDB: 8,5

17. Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977)

Mais um de Steven Spielberg. Contatos Imediatos de Terceiro Grau conta a história de um encontro espetacular entre humanos e OVNIs.

Nota no iMDB: 7,7

18. Blade Runner (1982)

 

Prestes a ganhar uma sequência com Ryan Gosling, Blade Runner conta a história de um caçador de andróides que precisa achar quatro replicantes – robôs – que roubaram uma nave e retornaram para a Terra em busca de seu criador. Filosofia pura.

Nota no iMDB: 8,2

19. 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)

Do mestre Stanley Kubrick, “2001: Uma Odisseia no Espaço” talvez seja o mais celebrado do gênero de ficção científica. A trajetória humana, dos macacos que descobrem a possibilidade de criarem uma ferramenta até o avançado e meticuloso computador H.A.L 9000. Kubrick tece uma intrincada narrativa entre os limites humanos e a capacidade inventiva que atravessa o tempo e o espaço.

Nota no iMDB: 8,3

20. Jurassic Park (1993)

Não, ficção científica não precisa ser sobre alienígenas e robôs: o clássico “Jurassic Park” também entra na lista. É o terceiro de Spielberg na lista, aliás, prontinho para pedir música no Fantástico. O longa fala sobre a criação de um parque de diversões em que dinossauros clonados são a principal atração.

Nota no IMDB: 8,1

21. Planeta dos Macacos (1968)

O filme original sobre O Planeta dos Macacos, de 1968, é considerado um clássico superior sci-fi. A película fala sobre um homem que acaba em um planeta em que macacos falantes são a espécie dominante, enquanto humanos são oprimidos e escravizados.

Nota no iMDB: 8,0

22. De Volta Para o Futuro (1985)

 

Uma das produções mais divertidas que você vai assistir: “De Volta Para o Futuro” conta a história de Marty McFly, que é mandado acidentalmente para o passado em uma máquina do tempo. A segunda parte da trilogia é eternamente lembrada pelo skate voador de McFly em pleno 2015. A previsão não se concretizou, porém. Para desespero de milhões de fãs.

Nota no iMDB: 8,5

23. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)

Aclamado por público e crítica, “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” traz, além de ficção científica, muito drama e romance. O casal Joel Barish (um impressionante Jim Carrey) e Clementine Kruczynski (Kate Winslet) passa por um procedimento para apagar um ao outro da memória afetiva.

Nota no iMDB: 8,3

Leia também

Mais Recentes