8 incríveis documentários sobre esporte para ver na Netflix

PorPedro Katchborian 2 de outubro de 2017

Conhecer a intimidade de atletas e do cenário esportivo como um todo nos ajuda a entender como os astros se tornaram quem eles são atualmente. Diversos documentários sobre esporte ajudam a contar essas histórias e são capazes de inspirar ao contar os bastidores de competições e da busca pelo sucesso no esporte profissional.

A Netflix conta com dezenas de documentários sobre esporte que transitam entre as mais variadas modalidades: futebol, basquete, futebol americano, luta, skate, automobilismo e, por que não, eSports.

Separamos 8 documentários sobre esporte mais incríveis disponíveis na Netflix. Entre tantas histórias, prepare para conhecer a origem de toda a marra de Zlatan Ibrahimovic e toda a dificuldade que é buscar o sonho de se tornar jogador de basquete profissional.

8 documentários sobre esporte na Netflix

1. Becoming Zlatan

Explosivo e caricato, Zlatan Ibrahimovic figura na lista dos melhores jogadores do mundo há algum tempo. Habilidoso, forte e artilheiro, o sueco consegue chamar a mesma atenção que preocupa zagueiros em campo, fora dele. Toda essa irreverência — que outros preferem chamar de marra — é mostrada na longa Becoming Zlatan. O filme conta a história do atacante, do começo no modesto Malmo, da Suécia, até o estrelato em clubes como Juventus, PSG e Manchester United.

2. Last Chance U

Last Chance U é uma série documental que está em sua segunda temporada e que ganha um lugar na lista por retratar a rotina de quem corre atrás do sonho de se tornar profissional no futebol americano de maneira jamais vista.

A série conta a história do time de futebol da faculdade comunitária East Mississipi Community College. Tradicional na JUCO, liga de universidades públicas dos Estados Unidos, a equipe costuma receber atletas transferidos de universidades com programas tradicionais de futebol americano. Os jogadores são transferidos por problemas disciplinares com drogas e violência e a faculdade comunitária é a última oportunidade para conseguirem o sonho.

3. Hoop Dreams

As quase três horas de Hoop Dreams são preenchidas com muito basquete, drama e a luta diária de dois jovens do subúrbio de Chicago. São eles: William Gates e Arthur Agee. O filme, lançado em 1994, concorreu ao Oscar de melhor documentário do ano seguinte.

O longa conta a história pessoal e esportiva dos dois adolescentes, evidenciando uma dura realidade da maioria dos jovens que veem no basquete profissional uma esperança de dar uma vida melhor para a família.

4. Equipe Foxcatcher

Produzido pela própria Netflix, o filme Equipe Foxcatcher conta a história de Dave Schultz, atleta de luta olímpica profissional que fazia parte do Time Foxcatcher, fundado pelo filantropo bilionário John E. Du Pont.

A trama foca principalmente na relação entre John e Dave, até que John tem um colapso emocional e acaba colocando tudo a perder. A história é tão boa que virou um filme de ficção em 2014, com ótimas atuações de Steve Carell e Channing Tatum. O filme recebeu indicação de Melhor Filme.

5. Senna

Dispensa apresentações. Senna disseca toda a vida e carreira do piloto Ayrton Senna, que faleceu tragicamente em um acidente aos 34 anos. O documentário levou mais de 200 mil pessoas aos cinemas no Brasil e arrecadou mais de R$ 2 milhões em bilheteria.

6. No No: A Dockumentary

Já pensou tomar LSD e entrar em campo para jogar beisebol? Foi exatamente isso que fez Dock Ellis, em 1971. O então arremessador do Pittsburg Pirates era brilhante e se considerava o Muhammad Ali do beisebol.

À frente na luta pela igualdade em questões raciais, Dock era um grande personagem e dono de uma marca impressionante para quem estava sob o efeito de LSD.

7. Trophy Kids

Prepare-se para passar um pouco de raiva ao assistir Trophy Kids. O documentário retrata a exigência de pais de crianças e adolescentes que jogam diferentes modalidades e que acabam vivendo o sonho pelos filhos. Um pai que xinga a filha de 8 anos que joga golfe, outro que quase faz o filho desmaiar em treinos… Até onde vai a liberdade das crianças e a ganância de seus pais?

8. Contragolpe

Outro filme produzido pela Netflix, Contragolpe conta a história de três lutadores de boxe em diferentes estágios na carreira. O filme retrata as dificuldades e sacrifícios para se tornarem campeões, também mostrando a queda da popularidade do boxe nas últimas décadas.

Leia também

Mais Recentes