Conheça a Steam, a melhor prateleira virtual de games do mundo

PorPedro Katchborian 16 de outubro de 2017

Lembra de ir naquela loja que vendia games e se deliciar com a colorida vitrine? A Steam é uma versão digital desse sonho adolescente: uma plataforma de games que funciona como uma grande prateleira virtual de jogos. Na prática, são milhares de títulos disponíveis para PC.

Com uma comunidade de mais de 8 milhões de usuários ativos, a Steam surgiu em 2002 como uma tentativa da Valve, desenvolvedora de Half-Life e Counter Strike, combater a pirataria. E deu certo.

Atualmente, a ferramenta vai muito além do combate à pirataria: é possível comprar grandes títulos na plataforma, como GTA, e centenas de games independentes e indies. Além disso, a Steam conta com um sistema de compartilhamento de jogos entre amigos, fortalecendo uma já sólida comunidade.

Com tantos games e funções, há algumas dicas para usufruir ao máximo da plataforma. Veja abaixo alguns truques da plataforma:

Usando a Steam

Ofertas, muitas ofertas

Todo dia você vai encontrar uma promoção diferente na Steam. Todo dia. A grande maioria em jogos independentes e não tão conhecidos, mas ainda assim pode valer a pena. No entanto, seja paciente: a plataforma costuma fazer algumas grandes promoções — as famosas Steam Summer Sale, em que centenas de jogos entram em promoção e os gamers preparam a carteira para gastar uma boa grana, mas conseguindo dezenas de jogos.

O Canal Tech já fez um bom roteiro de como conseguir aproveitar essas promoções malucas da ferramenta. Uma das dicas é garimpar bem as promoções, sem comprar tudo o que você vê pela frente por que está com 70% de desconto. Muita calma nessa hora. O pessoal do Adrenaline diz que o melhor jeito de conseguir ofertas na Steam não é na Steam e sim no site Steam DB, que garimpa as promoções. Olha lá.

Adicionando jogos que não estão na plataforma e ocultando games

Tem um jogo que não comprou na Steam? Saiba que é possível colocá-lo na biblioteca de games da ferramenta.. Deste modo, você pode organizar todos os games que você tem no seu PC. Para isto, basta ter o arquivo .exe do jogo e ir em “adicionar um jogo” e clicar “adicionar um jogo que não é Steam”.

É bem provável que você jogue 2 ou 3 games, no máximo, mesmo que tenha centenas em sua biblioteca da Steam. Para ficar fácil e não se perder entre tantos games, você pode ocultar jogos de sua biblioteca. É só clicar com o botão direito no jogo que você quer esconder na biblioteca, selecionar “adicionar categorias” e clicar em “ocultar este jogo na minha biblioteca”.

Compartilhando os jogos com amigos

Tem algo melhor do que repartir o pão, quer dizer, os games, com os amigos? Tá aí um verdadeiro sinal de amizade. E a Steam permite esse sagrado compartilhamento: o único detalhe é que na função Família você só pode jogar o game quando o seu amigo não estiver jogando. Enfim, para “emprestar” os games é só ir em Família nas configurações e selecionar quais contas terão permissão para jogar os seus games.

Leia também

Mais Recentes