18 filmes de super-heróis que valem um balde enorme de pipoca

PorRafael Nardini 8 de outubro de 2017

Nem sempre os filmes de super-heróis foram a verdadeira moda de Hollywood e as grandes apostas do cinemão americano. Durante décadas, apostar nas narrativas dos heróis fantasiados e superpoderosos foi sinônimo de enfrentar ferrenhas críticas e quase nunca devolver aos estúdios os imensos investimentos feitos.

Talvez, os grandes responsáveis por virarem a maré foram Batman Begins, de Christopher Nolan, e Homem-Aranha, de Sam Raimi, a primeira tentativa de levar o “Amigão da vizinhança” para as telonas. Foi ali, no começo dos anos 2000, que os estúdios decidiram que era hora de levar as narrativas, normalmente estigmatizadas como se fossem infantis, para públicos, saltos e voos maiores. Daí para frente, o destino você já deve saber muito bem qual foi…

É justamente sobre os filmes que foram capazes de arrecadar muito dinheiro (que não é pecado nenhum), mas também ganharam o respeito dos amantes do cinema, da crítica e levaram os contos das HQs para o mundo todo.

Os melhores filmes de super-heróis, segundo o IMDB

1. O Cavaleiro das Trevas (2008)

Não importa quantos anos se passarem ou quantas vezes você tenha assistido ao filme, o Coringa de Heath Ledger continuará eternamente como um marco do cinema. Primeiro Oscar de Melhor Ator para um filme de super-herói.
Nota IMDB: 9,0

2. O Cavaleiro das Trevas Renasce (2012)

O encerramento com chave de ouro da fase Christopher Nolan do Batman nos cinemas. O clima de revolta popular encarnada pelo vilão Bane (Tom Hardy) nos lembra que a revolta pode virar muito rapidamente para a perseguição e a insanidade.
Nota IMDB: 8,4

3. Batman Begins (2005)

O homem-morcego vinha de duas experiências tenebrosas nos anos 1990 – os tradicionais mamilos no uniforme, lembra? -, quando a DC decidiu apostar no trabalho de um diretor de verdade. Nolan entrou de cabeça no clima soturno e nos piores pesadelos de Bruce Wayne.
Nota IMDB: 8,3

4. V de Vingança (2005)

O anarquista V utiliza métodos armados e violentos para combater um governo totalitarista que tomou a Inglaterra. A máscara do controverso herói tornou-se imagem fácil em manifestações populares ao redor do mundo.
Nota IMDB: 8,2

5. Logan (2017)

Não há nenhuma dúvida que este é o grande filme de Hugh Jackman na pele do mutante assassino mais querido da história da humanidade. Violento, sangrento, cru e apocalíptico, Logan serve ainda como crítica ao momento conturbado e conservador que atravessam os EUA.
Nota IMDB: 8,2

6. Os Vingadores (2012)

A Marvel sabia todo o poder que tinha em mãos e decidiu criar um filme prontinho para trazer todo tipo de audiência para o cinema. Recheado de humor e forrado de especiais, o resultado foi faturamento na casa do bilhão nos cinemas do mundo.
Nota IMDB: 8,1

7. Guardiões da Galáxia (2014)

Excelente exemplo de que nem sempre se precisa de um Super-Homem, Batman ou Homem-Aranha para conseguir alavancar muito, muito dinheiro. O segredo? Os personagens mais engraçados do universo das HQs.
Nota IMDB: 8,1

8. Deadpool (2016)

Filme para gente grande, ok? Tirem as crianças da sala.
Nota IMDB: 8,0

9. X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014)

Entrando de cabeça em uma das mais célebres HQs dos X-Men, o filme é extremamente bem construído para unir lapsos temporais e manter a narrativa veloz e interessante.
Nota IMDB: 8,0

10. Os Incríveis (2004)

Um lindo conto sobre as responsabilidades de uma família de super-heróis. Uma ótima animação para adultos e um incrível roteiro adulto para crianças. Perfeito para as mais variadas idades.
Nota IMDB: 8,0

11. Homem-Aranha: De volta para casa (2017)

Quando mais uma vez o Homem-Aranha foi parar no cinema, muita gente torceu o nariz. A verdade é que talvez seja este o único filme do “amigão da vizinhança” que tenha conseguido transportar a vibe dos gibis de Stan Lee nos anos 1960 para as telas.
Nota IMDB: 7,9

12. Homem de Ferro (2008)

Talvez a Marvel nem tivesse ideia de quão acertada era a escolha de Robert Downey Jr. para viver o bilionário Tony Stark. Humor, ironias e ação bem dirigia transformariam o filme numa franquia poderosa.
Nota IMDB: 7,9

13. Capitão América: Guerra Civil (2016)

Pegue todas referências possíveis que separar conservadores e liberais, democratas e republicanos e construa uma divisão irreconciliável entre os grandes super-heróis do universo Marvel. Entretenimento de alta qualidade com um roteiro que vai se espalhar ainda mais pelos demais filmes da série.
Nota IMDB: 7,9

14. Batman: A Máscara do Fantasma (1993)

Da mesma leva da inesquecível série animada do começo dos anos 1990. Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker, empresta sua voz para um personagem bem especial… É tudo que vale dizer para não estragar a festa.
Nota IMDB: 7,9

15. Big Hero 6 – Os Novos Heróis (2014)

Um robô inflável e seu inseparável amigo humano, o amigo Hiro Hamada, são forçados a enfrentar uma ameaça inesperada. Segue a linha de Os Incríveis, também da Pixar.
Nota IMDB: 7,8

16. Capitão América: O Soldado do Inverno (2014)

Uma mistura muito bem equilibrada entre filmes de espionagem dos anos 1960 e 1970 com o climão de guerra do supersoldado americano. Ótimo filme para introduzir o personagem para amigos, tios e pais.
Nota IMDB: 7,8

17. X-Men: First Class (2011)

Para muitos críticos, o grande filme de super-heróis da história. O roteiro une a crise dos mísseis entre Cuba e Estados Unidos em 1962 para empregar um fundo de realidade à origem dos jovens superdotados treinados pelo Professor Xavier e por Eric Magnus Lehnsherr, o Magneto.
Nota IMDB: 7,8

18. Kick-Ass (2010)

Todo jovem nerd já pensou em sair por aí fantasiado tentando resolver as coisas como se fosse, de fato, um super-herói. Kick-Ass trabalha justamente esse imaginário tão presente nos jovens. E em muito marmanjo também, é verdade.
Nota IMDB: 7,7

Leia também

Mais Recentes