Playlist dos atletas #1: O que os astros da NBA ouvem antes dos jogos

PorPedro Katchborian 3 de outubro de 2017

Qual é o som que te move? Qual é a música que te inspira, que te faz criar, ficar focado e se preparar para algum momento especial? Canções servem para muita coisa, mas têm, acima de tudo, um enorme poder de motivação. Basta lembrar o nadador Michael Phelps, o maior atleta olímpico da história, se aquecendo com os fones nos ouvidos antes de cair na piscina para conquistar mais um ouro. Na NBA, por exemplo, jogadores têm o costume de chegar aos ginásios com headphones (muitos deles, caríssimos), concentrados para mais uma partida.

Mas o que ouvem, afinal, esses astros? A cultura do basquete está umbilicalmente ligada ao hip hop nos Estados Unidos. Então, espere muito rap e todos os seus derivados e vertentes, do gangsta ao r’n’b. Tupac, Notorious BIG, Drake e Kendrick Lamar são nomes presentes, claro.

Abaixo você confere o que rola na playlist de 10 dos melhores jogadores de basquete do planeta:

1. LeBron James

O maior astro do basquete do planeta já admitiu que o artista que mais ouve antes dos jogos é Jay-Z. Outros artistas citados por King James foram N.W.A, Tupac, Rakim, Wiz Khalifa e DMX. Sobre Jay Z, Lebron falou para a Vanity Fair: “Suas letras, seu flow, sua música e sua inspiração me torna pronto para ir e fazer o que tiver que fazer para vencer”, afirmou. Kendrick Lamar liberou o disco Damn com antecedência para James neste ano. Está com moral?

2. Russell Westbrook

O atual MVP da NBA (Most Valuable Player) surpreendeu muita gente ao dizer um de seus artistas favoritos para o ritual do pré-jogo. Aliás, uma de suas artistas: ele disse que curte ouvir Taylor Swift e Katy Perry antes de entrar em quadra. Além de ouvir as cantoras, Westbrook também curte tirar uma soneca antes dos jogos e comer manteiga de amendoim.

3. Kevin Durant

Eleito melhor jogador das finais da última temporada, Durant inclui Beyoncé, Big Boi, Young Jeezy, Drake, Wale, Jay-Z, Wu-Tang Clan, Notorious B.I.G. e Kanye West entre seus favoritos. Em uma entrevista, Durant disse sobre seu gosto musical: “Existem tantos artistas diferentes e tantos tipos diferentes de música para combinar com certas situações… Eu só tento descobrir [o que combina com o que]”, afirmou para o site Genius.

4. Damian Lillard

Principal jogador do Portland Trail Blazers, Damian Lillard tem um dom para a música, já que ele mesmo é rapper – com o codinome DAME D.O.L.L.A. e suas músicas até estão no game NBA 2K18. Entre os sons que curte ouvir antes dos jogos estão J.Cole, Rich Homie Quan, Train, Juvenile e Drake.

5. James Harden

Bom, se jogar ao lado de Chris Paul no Houston Rockets não motivar James Harden, ele pode tentar fazer uma playlist bem empolgante para ajudá-lo. A barba mais famosa do planeta curte artistas como Drake, Meek Mill e Kanye West. Mas ele também curte cantores menos conhecidos como Lil Reese, Karate Chop e Young Scooter.

6. Andre Iguodala

Opção valiosa vinda do banco do Golden State Warriors, Iguodala tem uma playlist focada em hip hop e r’n’b. Alguns dos principais artistas presentes na lista são Drake, Jay-Z, Frank Ocean, Janelle Monae, Gwen Stefani e Santigold.

7. Dwyane Wade

Apesar de Dwyane Wade ter alguns nomes que estão em quase todas as playlists dos jogadores, como Kanye West, Drake e Rick Ross, o jogador do Chicago Bulls também ouve algo mais pop – ele já disse ter músicas de Coldplay, Maroon 5 e John Mayer em sua playlist.

8. Harrison Barnes

Atualmente o principal jogador do Dallas Mavericks, Barnes tem dois astros pop em sua playlist: Justin Timberlake e Bruno Mars. Mas, como não poderia deixar de ser, o hip hop não passa batido: ele também curte Kendrick Lamar e J. Cole.

9. John Wall

Um dos atletas mais rápidos da liga (e dos mais habilidosos também) disse à MTV quais são os artistas que fazem parte de seu ritual pré-jogo. John Wall escuta Young Thug, Lil Durk, Meek Mill e Rich Homie Quan. Nenhum muito conhecido por aqui, certo?

10. C. J. McCollum

O carismático jogador do Portland Trail Blazers, que divide a armação da equipe com o rapper e armador principal Damian Lillard, coloca os seguintes artistas em sua playlist: Rick Ross, Kanye West, Jay Z, J. Cole e Future.

Leia também

Mais Recentes