Sendo o DJ da festa: como criar boas playlists no Spotify ou Deezer

PorPedro Katchborian 21 de Janeiro de 2018

Spotify, Deezer, Tidal… Serviços de streaming tem ajudado a popularizar algo que havia ficado preso lá no seu iPod, em 2008… As playlists. Por gênero, humor, época… Playlists estão por aí aos montes e são feitas para embalar momentos — seja aquele esquenta antes da festa ou aquela fossa pós-término.

Os principais serviços de streaming costumam trazer ferramentas que ajudam na hora de criar playlists. O Spotify, por exemplo, traz sugestões de músicas para serem colocadas na lista de acordo com as que você já colocou — facilitando o trabalho.

No entanto, criar playlists é fácil, mas criar boas playlists requer tempo, dedicação e um pouco de habilidade. Giovanna Victor, dona do perfil do @theplaylistgeek, especializou-se em criar playlists para os mais variados momentos. Ela deu algumas dicas para quem quer animar uma festa ou impressionar alguém com uma série de músicas.

Veja abaixo dicas e monte a sua para a próxima festa:

Como criar boas playlists

1. O tema

“A primeira coisa que eu faço quando monto uma playlist é escolher o tema. As possibilidades são infinitas já que você pode explorar qualquer coisa: gênero musical, um tema atual, um humor etc”, diz. E lembra: qualquer (qualquer mesmo!) coisa pode virar tema. Um sentimento, um momento, uma história. Deixe a criatividade rolar solta.

2. A pesquisa

Giovanna diz que, para fazer uma boa playlist, é necessário pesquisar bastante ”Além de acrescentar músicas que eu gosto, também procuro músicas que eu não conheço. Busco músicas no youtube, sites especializados, playlists do mesmo tema no Spotify e Deezer, hashtags sobre o tema no twitter… Vale tudo”, explica. Além de fazer uma playlist interessante, você vai acabar conhecendo novos sons.

3. Variedade:

Repetir muitas vezes o mesmo artista na playlist faz com que você perca variedade. Por isso, uma boa ideia é procurar artistas similares e que se completem. “Se eu faço uma playlist de POP anos 00, pra que colocar 5 músicas diferentes da Britney Spears na lista quanto posso colocar outras artistas que foram relevantes na mesma época?”, afirma.

4. Atualização

Uma boa playlist pode servir para várias festas. Mas para isso, é necessária uma atualização. “Se a sua playlist é datada (hits dos anos 80, melhores músicas do legião urbana) ela não precisa ser atualizada. No entanto, se o seu tema é atual, é legal você trocar algumas músicas com o passar do tempo. Isso faz com que quem ouve sua lista não enjoe dela”, diz.

Leia também

Mais Recentes