Mexendo na sua playlist: 10 músicas dos anos 60 que você precisa conhecer

PorPedro Katchborian 8 de Janeiro de 2018

Como vai a sua playlist? Aliás, você tem playlists? Em tempos que a inteligência artificial dos serviços de streaming até já sabem do que vamos gostar sem ao menos perguntar, ter uma playlist daquelas fica boa. E você encontra de tudo em um Spotify ou Deezer da vida.

No entanto, para dar um charme a mais na sua lista, iniciamos a sessão “Mexendo na sua playlist”. A ideia é trazer músicas de diferentes períodos que podem ficar esquecidas nos serviços de streaming. Para começar — vamos de anos 60, uma época de muito rock and roll.

Veja algumas trilhas para ouvir em pleno 2017, 50 anos depois que as músicas ocupavam o topo das paradas.

God Only Knows – The Beach Boys

Os Beach Boys continuam famosos, é claro, mas nunca é demais mostrar como o grupo de músicos revolucionou os anos 60. Considerada pela Pitchfork a melhor música do grupo, God Only Knows pode trazer uma mistura de emoções. Quer mais Beach Boys? Wouldn’t it be nice é outra trilha que merece estar em uma playlist atual.

I Want You Back – The Jackson 5

O grupo Jackson 5 começava a sua carreira nos anos 60 e ritou alguns hits. I Want You Back é uma música que poderia tranquilamente ser tocada em uma balada atualmente. Dançante, a trilha é quase atemporal, tornando-se um templo do pop.

Like a Rolling Stone – Bob Dylan

A voz inconfundível de Bob Dylan agitou os anos 60. Com Like a Rolling Stone, o músico alcançou o topo das paradas e, segundo a Pitchfork, “transforma-se a cada vez que é tocada”.

I Can’t Explain – The Who

Uma das músicas que lançou o The Who — que recentemente fez apresentação no Brasil –, I Can’t Explain continua sendo uma das melhores músicas de rock de seu tempo.

Think – Aretha Franklin

Uma voz feminina poderosa que definitivamente merece estar em sua playlist. Aquela pegada gospel de Aretha aparece com tudo em Think, uma música com pouco mais de dois minutos, mas capaz de trazer uma força que vai estourar seus tímpanos.

The Sound of Silence – Simon & Garfunkel

O que dizer de uma música dos anos 60 que virou meme em pleno século XXI? The Sound of Silence é aquela música com o trecho “hello darkness, my old frield”. Apesar do tom sombrio, a música já foi eleita uma das melhores de sua época.

Ring of Fire – Johhny Cash

Difícil não colocar Johnny Cash em qualquer lista musical dos anos 60. Ring of Fire, um de seus principais hits, continua fazendo a cabeça de muita gente.

Fortunate Son – Creedence Clearwater Revival

Fortunate Son é uma das principais músicas do grupo de rock Creedence Clearwater Revival. Como afirma a Pitchfork, Fortunate Son é uma música de protesto que não perdeu sua ferocidade de quando foi escrita e gravada.

Then He Kissed Me – The Crystals

O legado deixado pelo grupo feminino The Crystals passa muito pela música Then He Kissed Me. A trilha é uma das maiores representações de como era a música pop da época.

Tomorrow Never Knows – The Beatles

Outro grupo que merece estar em toda lista musical dos anos 60, os Beatles são atemporais — e continuarão assim. Tomorrow Never Knows é uma das maiores demonstrações do talento do quarteto de Liverpool.

Leia também

Mais Recentes