7 filmes reveladores sobre empreendedorismo na Netflix

PorRafael Nardini 21 de Janeiro de 2018

Uma ideia. Desafios. Adversários. Investimentos. Empreender não é fácil, mas histórias sobre esses desbravadores podem tanto nos inspirar a lidar com obstáculos do dia a dia quanto conduzir nossas próprias empreitadas e sonhos.

Os filmes sobre empreendedores

1. Burt’s Buzz (2013)

O apicultor norte-americano Burt Shavitz (1935-2015) tornou-se conhecido por ser cofundador da gigante do ramo de cosméticos Burt’s Bees. O humilde criador de abelhas fez fortuna com a empresa e, após a parceria com a sócia Roxanne Quimby terminar e ela comprar a parte dele no negócio, Burt foi viver no interior com a simplicidade que ele gosta. O documentário Burt’s Buzz aborda o que aconteceu com ele desde então.

2. Jobs (2013)

Neste drama, Ashton Kutcher interpreta o visionário Steve Jobs, inventor, cofundador e CEO da Apple. O filme aborda a vida de Jobs desde os anos 1970, quando ele abandona a faculdade, até o lançamento do iPod no início do século 21 – nesse período, acontecem momentos-chave na vida de Jobs e da Apple.

3. Print the Legend (2014)

A impressão em 3D é uma das revoluções mais recentes da tecnologia. Ou seja: também é um dos cenários de mais competição, com startups em intensa disputa por fazer essas impressoras chegarem na casa do consumidor final – você. O documentário Print the Legend traça esse panorama.

4. Chef (2014)

Carl (Jon Favreau) é o protagonista de Chef, uma comédia sobre família, comida e negócios. Ele é um chef de cozinha todo que após dar um piti daqueles com um crítico de gastronomia, pede demissão do emprego em um restaurante. Nisso, ele também perde a oportunidade de provar para o dono que pode se reinventar. A partir disso, Carl inicia um negócio de food truck – ele roda várias cidades vendendo sanduíches cubanos ao lado do filho, de quem era afastado. E faz o maior sucesso.

5. Walt antes de Mickey (2015)

Antes de se tornar uma lenda do entretenimento com a Walt Disney Pictures, Walt, um simples rapaz do interior dos EUA, foi muito pobre e serviu na Primeira Guerra Mundial como motorista de ambulância. Depois, não foi fácil investir em uma produtora de animações. Walt antes de Mickey mostra os perrengues vividos pelo artista e empreendedor antes de tornar-se um ícone.

6. Fome de Poder (2016)

Ray Kroc (Michael Keaton) não tinha lá muito sucesso como vendedor de uma mistura de milkshake. Embora vivesse bem, Ray queria mais. Ao conhecer dois irmãos que abriram um restaurante chamado “McDonald’s”, ele percebe que ali há uma grande oportunidade. Ray sabe como administrar; os donos do restaurante conhecem o negócio como a palma da mão. Precisa dizer se deu certo ou não?

7. Okja (2017)

Okja aborda a ética em um negócio. O título do filme é o nome de um adorável e gigante porco. A melhor amiga dela, Mija (Ahn Seo-hyun), não sabe, mas Okja é propriedade da grande megacorporação Mirando – que é justamente do ramo alimentício e conhecida pelos maus tratos aos animais. Se depender de Mija, a empresa não vai encostar um dedo sequer em Okja.

Leia também

Mais Recentes