6 dicas para economizar com a viagem de Ano-Novo

PorRafael Nardini 19 de setembro de 2017

Já pensou em um Réveillon longe da praia? Pode parecer difícil para quem já se acostumou com a ideia, mas as rotas alternativas são garantias de economia.

Viagens de Ano-Novo são daquelas ocasiões que precisam de uma energia extra e paciência de sobra para não sofrer com as ofertas que não são ofertas de verdade. Pelo contrário, como você já estar acostumado, viagem de Ano-Novo tem uma facilidade enorme de acabar muito mais cara do que o previsto.

Pensando nisso tudo, organizamos uma lista rápida com dicas que podem fazer uma baita diferença para a saúde das suas finanças.

Como preparar uma viagem de Ano-Novo sem gastar muito

1. Faça reservas antecipadas

A depender de quando você até este texto, pode ser que já não seja mais possível antecipar sua compra de Réveillon. Mas anote aí para jamais esquecer: tudo fica muito mais caro com a proximidade do final do ano. Tente deixar tudo reservado com bastante antecedência. Se possível, garanta tudo que você precisa até outubro. Os preços chegam a dobrar ou triplicar com a chegada de dezembro. Então, seja atento e se antecipe.

2. Dê valor para rotas alternativas

É verão e verão é época de praia, certo? Sim, mas não é uma obrigação nem uma lei que precisa ser respeitada. Como tudo é regido dentro da oferta e da procura, é claro que pousadas, casas, apartamentos e hotéis acabam subindo os preços quando estão em cidades litorâneas. Na contramão, você consegue encontrar ótimas opções em cidades históricas ou sítios e chácaras. Piscina e amigos não substituem praia, mas são garantias de diversão.

3. Organize a própria festa

Hotéis e pousadas normalmente cobram preços salgados para a ceia de Ano-Novo. Se você mesmo comprar tudo com antecedência e preparar a comida com a ajuda de familiares e amigos pode ter certeza que vai ficar bem mais barato. Outra opção econômica é cortar tender, lombo ou carnes tidas como tradicionais para a data. Substituí-las por outros alimentos vai certamente garantir uns reais a mais em sua conta bancária.

4. Pague à vista

Em um Brasil ainda em crise e com menos gente comprando e injetando dinheiro na economia, o pagamento à vista segue como boa opção de garantir um bom desconto. E mais: como é época de décimo terceiro, é momento de saber investir seus rendimentos extras de forma a não entrar no próximo ano carregando dívidas, certo? Ah, também não custa nada batalhar por um desconto, já que você está comprando à vista.

5. Pesquise as datas da passagens com carinho

Uma outra dica é sempre pesquisar passagens aéreas com tempo e determinação. Mesmo que nesta época do ano elas sejam mais caras, é possível que você consiga garantir bons preços em horários alternativos – muito cedo ou muito tarde. Evite também comprar passagens nos finais de semana. De segunda até quarta-feira os preços normalmente recebem bons descontos.

6. Vá para o fogão

Outra opção é criar um rodízio no preparo dos alimentos durante a viagem de Réveillon. Lembre-se: se tudo acaba recebendo preços maiores, o mesmo acontece com os restaurantes, sempre de olho em ganhos extras de final de ano. Então, a coisa é barriga no fogão e usar da sua criatividade e testar aquelas receitas todas que você foi acumulando durante os 12 meses do ano.

Leia também

Mais Recentes