5 dicas para descobrir os melhores restaurantes em viagens

PorPedro Katchborian 24 de setembro de 2017

Quem quer conhecer de verdade todos os costumes de um país ao viajar pode visitar restaurantes tradicionais daquele local. Afinal, a comida ajuda a contar a história do lugar e acaba fazendo parte das experiências da viagem.

Não é muito difícil encontrar quais são os pontos turísticos de um país – o Google está aí para isso, certo? -, mas os restaurantes costumam ser uma escolha mais pessoal e, por mais que encontremos alguns artigos com indicações por aí, você pode acabar se decepcionando ao visitar o local.

Por isso, é importante saber garimpar para conhecer restaurantes que irão te surpreender positivamente com as refeições e que não vão pesar tanto no bolso.

Veja 5 dicas para conhecer restaurantes em viagens:

1. Mergulhe no Trip Advisor

Use, abuse e mergulhe no Trip Advisor. O site continua sendo a melhor referências para turistas – não importa para onde você vai, é possível achar dezenas de avaliações de restaurantes, várias delas com foto, para que você possa quase sentir o cheiro da refeição antes de visitar o local.

O Trip Advisor conta com listas que mostram quais são os melhores restaurantes da cidade, também separando por tipo de comida – pizza, hambúrguer, italiana, steakhouse, árabe, chinesa e etc.

Há alguns truques ao utilizar o Trip Advisor, como lembra o site From Somewhere With Love. Olhar o número de avaliações é uma das dicas — dificilmente um local com mais de 1000 avaliações e com no mínimo quatro estrelas será ruim, por exemplo. Outro truque é sempre olhar as fotos – do ambiente e dos pratos. Com isso, a chance de ter uma surpresa desagradável diminui bastante.

2. Procure locais convenientes

Quem viaja sabe que a praticidade é uma grande amiga do turista. Cruzar a cidade para conhecer um restaurante pode valer a pena, é claro, mas quando o local fica no caminho de alguma atração turística, você pode ganhar tempo.

Portanto, considere fatores que vão além da avaliação: se, ao montar o roteiro, você já programar um horário para ir naquele restaurante bem avaliado, vai sobrar mais tempo para conhecer outras atrações.

3. Faça reservas

Pense que você irá buscar restaurantes bem avaliados. Logo, a chance dos lugares estarem cheios é alta. Para evitar qualquer tipo de problema na sua sonhada viagem, vale ver se o estabelecimento aceita reservas. Se sim, o restaurante pode usar diferentes serviços — às vezes você pode fazer pelo próprio Trip Advisor, mas serviços mais conhecidos para reservar são o Open Table e o The Fork.

4. Busque outras referências

O Trip Advisor pode ser a referência mais conhecida de turistas quando o assunto é achar estabelecimentos interessantes, mas há outros serviços que podem cumprir bem o papel e dar uma confirmação a mais de que aquele lugar é, de fato, bom. O Foursquare (sim, ele ainda existe) e o Yelp são algumas das ferramentas que fornecem informações relevantes sobre restaurantes. Lembre-se: nunca é demais ler avaliações!

5. Pergunte para os nativos

Ninguém conhece melhor o destino da sua viagem do que os nativos daquele local. Portanto, não tenha medo de perguntar para quem mora por lá. Não manja de ninguém que vive por lá? Sem problemas: se você quer saber onde vai comer antes de viajar, use aplicativos como o Party With a Local ou a função passaporte do Tinder, para que você possa pedir indicações.

Leia também

Mais Recentes