5 viagens de carro no Brasil que você precisa fazer

PorPedro Katchborian 13 de Janeiro de 2018

O conceito de road trip remete a viagens pelos Estados Unidos, mas você não precisa ir tão longe para fazer longas (e divertidas) viagens de carro. Aproveite que o verão está chegando para anotar possíveis roteiros nacionais e chame seus amigos para rodar centenas de quilômetros Brasil adentro.

Gosta de praia? Há roteiros para você. Sua pegada é mais conhecer cidades históricas? Também existe um caminho legal para você. Os mais de 8 milhões de quilômetros quadrados do Brasil trazem atrativos para os mais variados perfis. Veja alguns roteiros para você fazer de carro e já prepare a mala:

Viagens de carro pelo Brasil

Costa do Nordeste

Saindo de Salvador, você pode passar pelas principais capitais do estado — Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza. São mais de 1.600 quilômetros que equivalem a cerca de 1 dia direto de estrada. Separe de uma semana a 10 dias para fazer essa viagem, alugue um carro e conheça as mais belas praias do país.

Dependendo dos dias disponíveis, você não precisa fazer o roteiro completo — selecione as cidades que quer mais conhecer, como Salvador, Aracaju e Maceió. Por lá você vai encontrar a Rota Ecológica, que tem mais de 50 quilômetros de praias preservadas. Por ali você também pode fazer outra road trip, passando por Fortaleza e São Luís — a ideia é conhecer os lençóis maranhanses.

Circuito das Águas Paulista

Águas de Lindoia, Amparo, Jaguariúna, Holambra, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Segra Negra e Socorro trazem as estâncias hidrominerais. Por lá, você encontra aos montes dontes, cachoeiras e as famosas águas terapêuticas termais.

Serra Gaúcha

E daí que é verão? A Serra Gaúcha é uma viagem para quem aprecia um clima mais ameno, rotas de vinho e uma culinária boa. Além disso, várias dessas cidades contam com atrações de esportes radicais. Uma road trip completa pode passar por Porto Alegre, Gramado, Caxias do Sul, Canela e Novo Hamburgo. Muitos chamam esse roteiro de Rota Romântica: com muitas montanhas e cidades charmosas, esse passeio é ideal para ser feito a dois.

Rio-Santos

Quem é de São Paulo e não quer fazer uma road trip tão longe de sua casa pode optar pela rota Rio-Santos. Além de passar por belas cidades como Santos, Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis, quase toda a estrada beira o mar. O tempo vai passar rápido quando você estiver dirigindo ao som de sua banda favorita e o mar ao seu lado.

Opte por ficar um ou outro dia em cidades como Paraty ou Ubatuba para aproveitar ao máximo as belezas naturais desses municípios.

Estrada Real

São mais de 160 municípios que passam pela Estrada Real, considerada a maior rota turística do país. Ela tem esse nome pois surgiu no século XVII, quando a Coroa Portuguesa criou o caminho para o trânsito do ouro.

A rota é dividia em quatro caminhos: Velho (ou caminho do Ouro, que liga Paraty a Ouro Preto), Novo (liga a capital do Rio a Ouro Preto), dos Diamantes (liga Ouro Preto a Diamantina) e Sabarabuçu (liga Catas Altas a Glaura).

Leia também

Mais Recentes