5 dicas para praticar esportes no inverno mesmo nos dias mais frios

PorLucas Borges 26 de junho de 2018

Enfrentar a baixa temperatura e sair de casa para praticar esportes no inverno pode ser uma tarefa árdua, especialmente se a atividade vai ser feita outdoor. É preciso coragem. Uma vez que vencemos a preguiça, no entanto, são inúmeros os benefícios que esses exercícios podem proporcionar à saúde.

Como nosso organismo precisa de mais energia e faz um esforço maior para se manter aquecido no frio, o gasto de calorias acaba sendo mais elevado quando praticamos esporte nessas condições. Além disso, essa é uma excelente forma de se absorver vitamina D – mais rara nessa época -, de eliminar as gorduras a mais adquiridas com a comilança no inverno e de estar em forma assim que começar o verão. 

Como praticar esportes no inverno

1. Escolha a roupa certa

O inverno exige roupas de frio apropriadas para a prática de exercícios. Camisas  térmicas, calças térmicas e outros itens equivalentes são bem-vindos. Mas o mais importante é proteger as extremidades, já que perdemos muito calor pelas mãos, pelos pés e pela cabeça. Portanto, não se esquece de usar luvas, meias e um gorro.

2. Alongar mais

Assim como o corpo faz um esforço maior e gasta mais calorias para manter a temperatura no frio, também precisamos nos alongar melhor para aquecer os músculos e evitar lesões para fazer exercícios no inverno. Esse texto do Pronto Para o Jogo traz mais dicas sobre como se alongar adequadamente nessa época do ano.

3. Beba bastante água

É natural que as pessoas produzam mais suor, se desidratem mais e sintam mais vontade de beber água quando se exercitam no verão. Nem por isso devemos esquecer de ingerir líquidos antes, durante e depois da prática esportiva outdoor no frio. Mantenha-se hidratado.

4. Fique atento aos sinais do corpo

Como suamos menos no frio, acaba sendo mais difícil identificar sinais de estafa ao fazer exercícios outdoor no inverno. Fique atento a outros indicadores do seu corpo de que é hora de parar. Caso sinta algum desconforto, interrompa a atividade e se aqueça um pouco mais em um ambiente fechado. Também é prudente levar o telefone e avisar alguém sobre o local onde você vai estar se exercitando. Pessoas com doenças respiratórias (asma, bronquite) e com problemas no coração devem evitar a prática de esportes outdoor em temperaturas muito baixas.

5. Convide um amigo para participar

É sempre mais prazeroso praticar esportes com companhia e no inverno não é diferente. Ao lado de um amigo, você tem a segurança de um apoio em caso de qualquer desconforto sentido pelo corpo e também tem um incentivo para sair de casa, se exercitar no frio e conseguir melhores resultados.

Leia também

Mais Recentes