7 dicas de alongamento e aquecimento no inverno

PorLucas Borges 26 de junho de 2018

Praticar esporte no frio pode trazer uma série de benefícios à saúde e já mostramos no Pronto Para o Jogo 5 dicas para enfrentar a preguiça e se exercitar em ambientes outdoor no inverno. Umas das orientações mais importantes diz respeito ao aquecimento. Temperaturas mais geladas exigem mais esforço para descontrair os músculos e para que o corpo esteja nas condições adequadas para o exercício e se não nos prepararmos corretamente, corre-se o risco de uma lesão. O Fitness Republic traz orientações bastante úteis para se precaver de problemas do tipo nessa época do ano.

Dicas de alongamento e aquecimento no inverno

1. Corrida leve

Antes de correr mais intensamente ou por distâncias mais extensas, por exemplo, é adequado começar com um trote mais leve, com um jogging de 20 a 30 minutos. Antes de encerrar de vez a prática esportiva no frio, repita a corrida leve.

2. Apoio nas costas

Procure um apoio (de uma cerca, um banco, um corrimão), apoie as costas retas contra ele e abaixe até ficar com os joelhos retos, em um ângulo de 90º, com os braços esticados e as mãos espalmadas. Permaneça nessa posição por 60 segundos.

Ainda de costas, encoste o peito de um dos pés no apoio e mantenha a outra perna com o joelho esticado. Estique os braços e tente trazer o joelho posicionado atrás o mais próximo o possível do chão. Faça 15 repetições.

Finalizando a série de costas para o apoio, coloque os braços para trás e segure a estrutura com as mãos, esticando as pernas. Tente abaixar o corpo o máximo possível, sem encostar no chão.

 3. Flexões

As tradicionais flexões são de grande ajuda para se aquecer e se alongar antes dos exercícios e podem ser feitas em qualquer espaço. Uma série de 15  repetições é suficiente.

4. Explosão alternada

Encoste um joelho no chão e mantenha o outro esticado em 90º, com um braço voltado para baixo e o outro esticado para cima em 45º. Com um movimento de explosão, alterna a posição dos braços e pernas. Repita o exercício por 15 vezes.

5. Exercícios na barra

Outra prática bastante usual que ajuda a mantermos os músculos alongados e aquecidos antes de fazer esportes no inverno são os exercícios na barra. Caso não encontre uma estrutura específica, é possível adaptar uma superfície similar. Faça de dez a 15 repetições.

6. Joelhos elevados

Esse é bem simples. Estique uma perna na ponta do pé e eleve a outra o mais alto que conseguir, com o joelho dobrado em um ângulo de 45º. Permaneça assim por 60 segundos.

7. Braços e pernas esticados

Encontre uma barra alta o suficiente para que você consiga se pendurar, segure-se com os braços esticados e eleve as pernas em um ângulo de 90º. Faça 15 repetições.

 

 

 

Leia também

Mais Recentes