7 práticas que você deve adotar pós o treino físico

PorLucas Borges 25 de julho de 2018

Durante a atividade física, é importante seguir uma série de recomendações para o bem estar do corpo e para melhor performance dos exercícios. Muitas recomendações podem ser observadas aqui no Pronto Para o Jogo. Além disso, também é determinante saber quais são as melhores práticas a serem adotadas pós treino: o que comer e beber, quando fazer e o que não fazer.

Veja 7 dicas do que fazer pós treino

1. Espere o corpo esfriar

Às vezes a pressa é grande, mas vale guardar um tempo para deixar o corpo voltar ao ritmo natural pós treino. Cinco minutos para alongar e esfriar oferece ao organismo uma transição mais tranquila até o descanso ao reduzir as frequências cardíacas e de respiração, diminuir a temperatura do corpo e deixar os músculos retornarem ao nível de tensão ideal.

2.Troque de roupa

Permanecer com as roupas suadas usadas durante o exercício físico pode causar irritação na pele e infecções bacterianas. O ideal sempre é tomar um banho após a prática esportiva. Porém, se não for possível, secar a pele com uma toalha ou se limpar com lenços umedecidos – e trocar de roupa – é uma solução. Procure também usar trajes sintéticos que absorvem a umidade.

3. Não espere muito para se alimentar

Nunca se esqueça de ter algo para comer pós treino, mesmo que seu apetite não se manifeste assim que o exercício acaba. Barras de proteína são uma excelente pedida. Se refeições maiores e mais sólidas não pareçam uma boa ideia para o estômago depois disso, experimente smoothies protéicos e bebidas repositoras (eletrolíticas) para repor as energias.

4. Mas também não exagere na reposição

É comum superestimar o gasto de calorias pós treino físico, mas atenção: “enfiar o pé na jaca” pode pôr todo seu esforço a perder. Os exercícios podem criar o déficit calórico necessário para se perder peso e gordura corporal, no entanto, deve-se ater a alimentos saudáveis e tomar cuidado com o tamanho das porções, independente da intensidade da prática esportiva.

5. Sempre se hidrate

Além do alimento, outro item indispensável na sua mochila é a garrafa de água. Deve-se consumir líquidos antes, durante e depois do exercício, já que a desidratação contribui fortemente para a fadiga pós treino. Um bom indicador para o nível ideal de hidratação é a cor da urina, que deve ser de um amarelo pálido.  

6. Cuidado com a cerveja pós treino

Um grande desempenho físico muitas vezes merece um brinde, mas atenção: consumir álcool imediatamente depois do treino é comprovadamente um fator determinante para o aumento da desidratação e pode diminuir a capacidade de recuperação dos músculos. Não é necessários abortar a cervejinha, mas procure manter-se apenas na água por pelo menos 30 minutos depois do exercício.

7. Controle seu desenvolvimento

Você nunca vai saber se está evoluindo nos treinos se não controlar o seu desenvolvimento. Olhar para trás e ver o quanto melhoramos pode ser um grande fator de confiança para continuar se exercitando. Fazer anotações sobre as distâncias percorridas, pesos levantados, as medidas do corpo e sobre como você se sente ajuda a avaliar seu progresso e a determinar os próximos objetivos.

 

 

 

Leia também

Mais Recentes