Proteínas para vegetarianos: 8 pratos que vão te ajudar na academia

PorLucas Borges 28 de julho de 2018

Uma rotina de treinos físicos regrada e exigente é parte determinante do plano de quem pretende trabalhar o corpo e desenvolver os músculos. Além disso, devemos estabelecer uma alimentação adequada. Evitar comidas excessivamente calóricas acaba virando regra e também é obrigatório ir atrás de receitas com proteínas, indispensáveis para a reconstrução muscular. Carnes – de boi, frango, peixe…- são reconhecidos como alimentos perfeitos após a prática de exercícios. E, como nos mostra o Active.com, existe uma farta gama de pratos com proteínas vegetais que podem suprir essa necessidade biológica.

Veja 8 receitas com alimentos ricos em proteínas vegetais

1. Tofu, brócolis e gergelim na frigideira

Fácil de preparar, apetitoso e nutritivo. Junto com o tofu, bastante rico em proteína vegetal, e o brócolis preparados na frigideira, é possível acrescentar arroz, que traz sabor ao prato. O gergelim e a cebolinha dão mais um toque à receita e elevam os valores protéicos.

2. Bowl mediterrâneo

Os bowls, ou pratos preparados em tigelas, são uma boa pedida para saladas e receitas com vegetais. As possibilidades são infinitas, mas a opção mediterrânea, com grão de bico e queijo feta, é uma enxurrada de proteína vegetal. Tomate, pepino e coentro enriquecem o paladar.

3. Pizza de grão de bico com abacate

A pizza está entre os alimentos que devem ser evitados pela quantidade de gordura e caloria que a maioria das suas receitas pode ter. Mas essa variante cai bem após o treino. Massa fina (menos carboidrato), um queijo branco, grão de bico e abacate de recheio.

4. Panqueca de lentilha

Esse prato não traz muitas diferenças das receitas tradicionais de panqueca, normalmente preparadas com carne. Ao invés de carne moída ou frango desfiado cozinhados com temperos para o recheio, porém, utilize lentilhas, também ricas em proteína vegetal. Use a criatividade para preparar um molho saboroso, cheio de especiarias.

5. Bowl de quinoa

Mais uma opção de bowl, agora com a quinoa como protagonista. Recentemente “descoberto” por adeptos da cozinha saudável e nutritiva no Brasil, esse grão originário de países andinos oferece uma lista interminável de benefícios ao organismo, entre eles, a reconstrução muscular. Almôndegas de soja (tradicional substituto da carne como proteína vegetal) e as combinações que você desejar podem acompanhar a quinoa: milho, abacate, repolho picado…

6. Sanduíche de salada de grão de bico

Os sanduíches também podem ser saudáveis e nutritivos. Essa opção é feita com pão integral, proteína vegetal em forma de grão de bico (sempre ele) picado, alface e picles.

7. Salada de batata doce

Assim como a quinoa, a batata doce também traz uma quantidade imensa de benesses ao corpo humano. Além de ser extremamente saborosa. Junte à própria quinoa, castanha de caju, feijão preto e alface e você terá uma salada diferente, nutritiva e deliciosa.

8. Wrap com molho de amendoim e gengibre

A massa fina do wrap faz dessa versão enroladinha do sanduíche outra ótima ideia para reposição pós treino físico. Dê asas à criatividade. Tofu, tomate, cenoura e alface picados com molho de amendoim com gengibre triturados é uma das possibilidades.

 

 

Leia também

Mais Recentes