5 alongamentos para acabar com as dores nas costas

PorRafael Nardini 16 de Março de 2018

Quantas vezes você já ouviu no seu local de trabalho algum colega ou você mesmo dizer “que dor nas costas!”? Está estabelecido em nossa rotina: são muitas horas a fio diante do computador trabalhando. Impossível não sentir aquela dorzinha chata nas costas.

Veja abaixo algumas dicas de alongamentos que ajudam nesse momento.

Alongamentos para combater a dor nas costas

1. Alongamento do gato

Frequente em práticas de ioga, esta posição consiste em apoiar-se no chão sobre a palma das mãos e os joelhos. Uma vez nesta postura e com sua coluna reta, respire bem fundo e, enquanto solta o ar, aplique força nas mãos e suba suas costas, de modo que elas fiquem arqueadas. Depois, inspirando, desça com as costas enquanto sobe a cabeça e olha para o teto. Neste momento, suas costas devem ficar arqueadas para o chão. Repita o ciclo de três a cinco vezes. A dica é do Discovery Brasil.

2. Deitado de barriga para cima

Esta aqui é supersimples e também é uma posição frequente na ioga. De acordo com o programa Bem Estar, da TV Globo, você de deitar-se no chão de barriga para cima, com as pernas flexionadas e deixe a sola dos pés no solo.

Procure deitar toda a sua coluna, abra os ombros para trás e para baixo, e respire fundo. Após expirar, suba com suas costas, deixando os braços no chão. No alto, inspire fundo e expire, descendo as costas e deitando-a no chão vértebra por vértebra.  Não deixe os ombros se levantarem.

3. Alongamento da cobra

Outra que vem da ioga, esta consiste em você se deitar no chão de barriga para baixo, com seus braços flexionados e suas mãos posicionadas na direção da cabeça. Segundo a Discovery Brasil, depois, use as mãos para se levantar até o máximo possível. Aproveite o alongue o pescoço também ao olhar para cima. Fique nesta posição de 20 a 30 segundos.

4. Alongamento espinhal

Deite-se no chão de barriga para cima. Flexione o joelho direito e passe-o sobre o esquerdo, de modo que a sola de seu pé fique no chão. Estenda seu braço direito pelo chão, ponha a mão esquerda sobre o joelho direito e use-a para fazer com que o joelho desça o máximo possível. Fique na posição por 20 segundos. Repita o processo começando pela perna esquerda.

5. Joelhos no peito

Desta vez a dica é do wikiHow: deite-se no chão com a barriga para cima e flexione os joelhos. Abrace uma de suas pernas e suba com ela, de modo que o joelho chegue à altura do peito. Fique 20 segundos na posição, dê uma descansadinha e depois faça o mesmo processo com outra perna.

Leia também

Mais Recentes