5 perguntas e respostas para quem quer começar a fazer academia

PorPedro Katchborian 19 de Janeiro de 2018

Você tirou a camisa de treino do armário, leu a receita de batata doce na internet e está pronto para a missão de se matricular na academia mais próxima da sua casa. Agora vai!

Os iniciantes na academia costumam coçar a cabeça, cheios de perguntas, antes de começar o sagrado treino de cada dia. Qual é o melhor tipo de treino para mim? Em quanto tempo vou conseguir ver resultados?

Nós do Você Sempre Pronto conversamos com Marcelo Baltazar, da MB Personal Trainers, que deu algumas dicas para os frequentadores de primeira viagem. Prepare-se para muitos gritos na academia:

O que eu preciso para começar a academia?

Antes de tudo, um atestado médico. A maioria das academias pede um atestado para comprovar que você está apto a fazer atividade física. Aliás, nós já falamos sobre quais são os principais exames necessários antes de começar a sair por aí correndo ou puxando ferro.

Qual é o melhor tipo de treino para mim?

Depende muito do seu objetivo. Normalmente, são duas as principais metas de quem começa na musculação: emagrecer ou ganhar massa magra. Baltazar explica que, para ganhar massa, o foco do treino normalmente é trabalhar a musculatura de maneira isolada. “Há um trabalho com mais carga”, explica. Quem quer um treino para perder peso precisa de um combinado de exercícios para aumentar a metobalização de gordura.

Nunca fui na academia. Isso é um problema?

Todo dia é o primeiro dia de alguém na academia. “Existem iniciantes e iniciantes”, explica Baltazar. “Há os que já tem consciência corporal, enquanto os que nunca fizeram atividade física na vida”, diz. Ele ressalta que todos os tipos iniciantes são capazes de fazer musculação, desde que com o acompanhamento adequado.

Como são os exercícios para quem quer perder peso?

O treino para emagrecimento é baseado nos circuitos. Baltazar ressalta a importância de aliar os exercícios aeróbicos, mas sempre controlando a frequência cardíaca. “A pessoa pode fazer exercícios de braço e pernas e depois fazer bike ou esteira, com 2 a 3 minutos de atividade moderada a intensa”, afirma.

Posso começar a tomar suplemento?

O personal trainer explica que o suplemento deve ser pensado posteriormente. “Eu sempre falo para quem me pergunta: “não se preocupa com isso”. A pessoa precisa ligar a chavinha de atividade física. Você precisa falar pro seu músculo: estamos trabalhando. Isso precisa ser feito primeiro para depois suplementar”, completa.

Leia também

Mais Recentes