Os benefícios do pilates para a saúde

PorAretha Yarak 16 de Janeiro de 2018

Praticar algum tipo de exercício físico é um dos importantes pilares da boa saúde. Além de dar mais energia para o dia a dia, suar a camisa ainda ajuda a prevenir uma série de doenças, como as cardiovasculares e até a depressão. Para quem está em busca de uma atividade que seja capaz de aperfeiçoar (e definir) a musculatura, ajude a eliminar o estresse e aumente a coordenação motora e flexibilidade, os benefícios do pilates são a opção ideal.

Desenvolvido pelo ginasta alemão Joseph Pilates, o método combina exercícios feitos com movimentos controlados a técnicas de respiração e concentração, que ajudam a aliviar a ansiedade e o estresse. Emigrado para os Estados Unidos na década de 20, Pilates abriu seu primeiro estúdio em Nova York e ficou famoso ao ajudar na recuperação de lesões em dançarinos. Ele criou sua técnica com base em seis princípios: centro de força, concentração, controle, fluidez de movimento, precisão e respiração.

Benefícios do pilates para o corpo

Os exercícios costumam ser feitos em uma ordem específica e podem até parecer simples vistos de fora. Mas, na verdade, exigem muita precisão, controle e técnica. Você não vai sair encharcado de suor, mas não se engane: o trabalho muscular será intenso e seu corpo ganhará definição. Os movimentos foram desenvolvidos para trabalhar o core corporal, fortalecendo toda a musculatura profunda, para melhorar postura e afinar sua estabilidade.

As atividades podem ser feitas no chão com o uso de um tapete e o peso do próprio corpo, com a ajuda de alguns acessórios ou com o uso de equipamentos construídos com molas e polias para criar resistência. Destes, o mais conhecido é o chamado de Reformer, que parece uma cama deslizante com molas. As sessões podem ser feitas de maneira individual ou em grupo e costumam durar cerca de 45 minutos.

O ponto negativo da técnica é que ela não tem nenhum tipo de exercício aeróbico. Por isso, se você pretende emagrecer ou melhorar sua capacidade cardiovascular, será preciso procurar uma segunda atividade complementar.

Os principais benefícios da técnica são:

– Aumenta a resistência física

– Tonifica e alinha a musculatura

– Aumenta a flexibilidade

– Previne e recupera lesões

– Corrige problemas posturais

– Melhora a respiração

– Reduz o estresse e promove o bem-estar e o relaxamento

– Melhora a área de movimento das articulações

– Aumenta coordenação e equilíbrio

Pilates é para todos?

Em tese, o método é indicado para praticamente qualquer pessoa, mas pode precisar de acompanhamento ou até de liberação médica em algumas situações. Gestantes, por exemplo, costumam continuar os exercícios se a gravidez não apresenta problemas, mas precisam de alterações frequentes no treino, conforme vão se aproximando do final da gravidez.

Pacientes com artrites e dores na coluna, especialmente na lombar, precisam de uma avaliação médica prévia para garantir que a técnica não vai prejudicar o tratamento ou até mesmo causar mais dores. Além disso, pessoas com diabetes podem necessitar de alguns ajustes no tratamento, já que o ganho de massa muscular causa algumas alterações metabólicas no organismo.

Leia também

Mais Recentes