Crossfit: guia de como começar a praticar

PorPedro Katchborian 21 de Janeiro de 2018

Existe uma piada sobre o crossfit que diz que a prática é quase uma seita e, caso você faça, terá que falar para todos os seus amigos sobre como é bom. Goste ou não das centenas de fotos nas redes sociais de gente no cross fit, fato é que o exercício faz bem para a saúde e ajuda a perder peso.

Mas, sim, o cross fit pode ser bem cansativo e não costuma ser indicado para os mais sedentários. De qualquer forma, consulte um médico e faça os exames necessários antes de praticar qualquer atividade física. Abaixo você vê algumas informações essenciais para quem busca se arriscar no crossfit.

O que é o crossfit?

Crossfit é uma prática de condicionamento e força que se baseia em exercícios funcionais. Inspirado nos treinos militares, o crossfit ganhou popularidade nos últimos anos e é um método utilizado por atletas de alto nível que pretendem melhorar o condicionamento físico.

Posso começar a praticar o crossfit?

Acima nós já destacamos a importância de consultar um médico antes de praticar o crossfit. Por ser uma atividade física muito intensa, o crossfit exige atenção redobrada quando o assunto é saúde. Em artigo no Globoesporte, o médico Nabil Ghorayeb diz que somente após uma avaliação completa do aparelho cardiovascular, do sistema ortopédico e das doenças pré-existentes é que se deve iniciar treino nessa modalidade.

Como começar a praticar o crossfit?

O iniciante no crossfit costuma, antes de começar com os treinamentos coletivos, passar por algumas aulas experimentas em que são avaliados seus pontos a desenvolver. Normalmente, a introdução costuma ser feita em aulas individuais ou em pequenos grupos, para que depois possam começar as coletivas.

Como é um treino de crossfit?

Nas aulas coletivas de crossfit, o professor passa uma série igual para todos, mas cada um faz o exercício de acordo com o nível. Segundo o site Ativo, outra diferença em relação ao treino dos iniciantes é a frequência: enquanto o iniciante faz dois treinos seguidos e descansa um, os outros praticantes chegam a fazer quatro seguidos. Esse período de adaptação do iniciante costuma durar um mês, quando o praticante já percebe melhora no condicionamento físico.

Quais são os exercícios de um treino de crossfit?

O crossfit conta com dezenas de exercícios que misturam força, velocidade e resistência. Alguns deles você já deve estar bem familiarizado: é o caso do temido abdominal e da flexão. Outros movimentos que você já deve ter feito alguma vez na vida e também fazem parte da rotina dos crossfiteiros são o aganchamento e burpee.

Quer saber mais sobre quais são os movimentos típicos de uma aula de crossfit? Veja abaixo um vídeo que mostra alguns exercícios:

 

Leia também

Mais Recentes