Com qual frequência você deve ir à academia?

PorPedro Katchborian 20 de Maio de 2018

A decisão de ir na academia vem acompanhada de uma série de dúvidas. Algumas delas nós já respondemos aqui — como qual é a necessidade de usar suplemento e qual é o melhor tipo de treino para você. Outra pergunta que surge constantemente é qual a frequência em que os treinos devem ser feitos. Afinal, quantas vezes precisamos ir na academia por semana para ter resultados satisfatórios?

É claro que tudo depende. Primeiro, do objetivo e da disposição de cada um. O resultado vem, sim, com mais vezes na academia — desde que o descanso também seja respeitado. O personal trainer Tony Horton, criador do método P90X, diz à GQ que, mais do que respeitar a frequência, é necessário ter paciência. “Eu não sei por que não ligamos com 12 anos de escola, depois faculdade, em quanto tempo tudo isso dura, mas se não conseguimos perder peso em dois meses, nós desistimos”, diz.

A tal “nota de corte” de Horton é ousada: para ele, ir 22 vezes por mês na academia é o mínimo. Isso dá cerca de 5 a 6 vezes por semana, dependendo do mês. No entanto, o ideal são 25 vezes por mês — o que totaliza cerca de um dia de descanso por semana.

Esse número não é um consenso. A American College of Sports Medicine (ACSM) recomenda que iniciantes não passem de 3 vezes por semana, enquanto os intermediários ou avançados fiquem entre 3 e 4 vezes.

Quanto descanso é necessário?

Ah, a sonhada hipertrofia. A tal massa magra só aparece quando damos descansos aos músculos. Por isso, é essencial pelo menos um dia de descanso para cada grupo muscular. Ou seja: caso vá dias seguidos na academia, certifique de treinar músculos diferentes.

Além de evitar treinar biceps, tríceps ou outros músculos em dias seguidos, deve-se respeitar a qualidade desse descanso. Ou seja: a regeneração muscular acontece melhor quando, primeiro, a alimentação é a correta. E, correta, como lembra o Minha Vida, é baseada em proteína e carboidrato. O álcool também pode ser um vilão na hora da academia.

A alimentação deve vir acompanhada de hidratação. Afinal, cerca de 70% dos músculos é água. Baixe um aplicativo para te lembrar ou coloque um lembrete no celular — seja como for, não deixe de beber água antes, durante e depois dos seus treinos. Por último, a noite de sono. O período em que dormimos é quanto atua o GH, hormônio do crescimento que aparece principalmente durante a puberdade. No entanto, ele continua agindo depois, mas em menor escala.

Leia também

Mais Recentes