Como fazer um golaço na escolha da sua chuteira de futebol society

PorRafael Nardini 23 de novembro de 2017

Escolher chuteiras. Normalmente, a primeira e única opção é a faixa de preço. Se você costuma jogar com frequência, até sobram alguns reais a mais para investir, mas, para aqueles que jogam apenas ocasionalmente, fica sempre a dúvida: será que vale investir dinheiro em uma chuteira que vou usar tão pouco?

Pensando em quanto o preço pesa na hora das escolhas, separamos algumas boas dicas de produtos até R$ 100. Mas, antes de investir seu rico dinheirinho, há outros pontos para serem pensados. É sobre isso que falamos também nas próximas linhas.

1. Chuteiras para atacantes e defensores

Pode parecer que não faz sentido, mas faz. As principais fornecedoras de materiais esportivos do mundo estão investindo cada vez mais em diversificar e aprofundar a tecnologia para, de fato, influenciar a qualidade do jogo de seus atletas. Mas também dos atletas de final de semana, como você.

Por exemplo: chuteiras com bicos mais longos são ótimas para quem quer bancar o camisa 9, porque elas foram desenvolvidas para gerar controle e agilidade.

Para quem gosta de garantir o resultado lá atrás, o cenário muda. É mais interessante usar um produto que conseguia dar conforto e precisão, mas que já não precisa ser tão leves quanto às dos atacantes.

Acredite, faz diferença.

2. Chuteira certa para o seu estilo de jogo

Além da primeira e mais simples definição sobre seu posicionamento, há uma outra tomada de decisão: o seu estilo de jogo. Você precisa de leveza para dar dinâmica à sua velocidade ou uma superfície que facilite o controle da bola e da precisão de passes e chutes?

Combinar o estilo do seu jogo com sua função em quadra é meio caminho andado para a compra correta.

3. A importância da sola

A grama sintética, este tapete forrado por borrachinhas pretas que grudam na roupa e se infiltram por todos os espaços da chuteira, é um terreno bastante traiçoeiro. Quem já tentou usar uma chuteira indoor sabe bem o que estou dizendo…

Para criar aderência, as marcas desenvolveram um solado normalmente classificado como “turf”, que é aquele formato que vem forrado de pequenos cravos, proporcionando aderência, mas que não se fixam demais ao terreno, com os materiais desenvolvidos para grama.

É exatamente essa tração que uma boa chuteira vai garantir para você. É que o futebol exige movimentos bruscos todo o tempo, além de mudanças de direção muito claras em pouco tempo. Aposte sempre em um solado resistente e que permita seus movimentos ao mesmo tempo que o mantém em pé.

 

4. Chuteiras usadas pelos astros do futebol

Nike

Mercurial:

É a escolha de Cristiano Ronaldo, o cracaço do Real Madrid e da seleção portuguesa. O equipamento foi desenvolvido pensando na velocidade e precisão do camisa 7. Parece que está dando resultado, né?

Hypervenom:

Calça ninguém menos que Neymar, o jogador mais caro da história do futebol mundial. O modelo permite movimentos mais ágeis.

Puma

Evospeed:

Criada para os jogadores que têm na velocidade a sua maior arma. Quem faz uso de um par de Evospeed é o atacante Sergio Aguero, atleta do Manchester City.

Evopower:

Perfeita para os tradicionais finalizadores, com design específico para garantir uma maior potência. Quem calça ela nos gramados é Olivier Giroud.

Adidas

Messi:

O nome já diz tudo. Sim, é a série de modelos inspirada no argentino Lionel Messi. A Adidas desenvolve a chuteira Messi levando em consideração a sensibilidade do atleta com a bola.

Freefootball:

Dos modelos mais comuns e fáceis de serem encontrados. A linha foi desenvolvida especialmente para peladas 5×5, sem nenhum paralelo com as chuteiras para campo. Só há versões futsal e society.

5. Teste a chuteira antes de comprar

Nada contra lojas virtuais, mas testar uma chuteira ainda é essencial. Como o modelo vai se comportar nos seus pés, se o número está realmente adequado (a padronagem de tamanho muda bastante de marca para marca) e por aí vai. Há ainda a altura dos cravos e sua adaptação ao solo.

Lembre-se: qualquer sinal de desconforto no teste pode significar que aquela chuteira linda e colorida que você queria há anos não foi desenvolvida para o seus pés. Troque, teste números diferentes, pense em novas marcas e modelos.

E quando você menos esperar, vai encontrar um modelo que se encaixa perfeitamente com seus pés.

6. Chuteiras de society até R$ 100

A faixa de preço pode mudar de loja para loja, bem como a disponibilidade dos produtos. Mas aí vão duas dicas com preços mais acessíveis:

Kappa Adige

Com travas mais altas, a Kappa Adige é uma ótima pedida para quem joga na defesa, já que o modelo garante velocidade, mas também estabilidade garantida.

Topper Slick 2

Para quem precisa de precisão nos passes e nos chutes, aí vai uma boa pedida.

Leia também

Mais Recentes