Por dentro do futebol americano #3: Entenda como funcionam os playoffs da NFL

PorRafael Nardini 20 de Janeiro de 2018

Você já sabe como funcionam as regras, como são separadas as conferências e equipes e já até sabe para quem torcer.

Se você chegou até aqui, deve saber que passaram-se 17 semanas e que é hora dos melhores times da temporada entrarem em sistema de mata-mata. Na temporada regular da NFL são 32 equipes. Aqui, 20 já ficaram para trás, guardando as esperanças para a próxima temporada.

Como funcionam os playoffs da NFL

São basicamente duas chaves: De um lado, a Conferência Americana (AFC). Do outro, a Conferência Nacional (NFC). Não existe “jogo de ida e volta”. É um jogo e é vencer e enfrentar as dores de cabeça da eliminação. Cada conferência, por sua vez, está separada em quatro divisões. E são esses oito campeões locais de suas divisões que garantem suas vagas automaticamente.

Certo. Daí, você se pergunta e as restantes? As quatro vagas restantes ficam com os times que conseguiram o maior de vitórias, mas acabaram sem vencer suas divisões.

Com os 12 times separados cada um do seu lado da tabela, as equipes são então classificadas de acordo com seus desempenhos. As vagas de 1 a 4 são ocupadas pelos campeões de divisões, independente de suas vitórias ou derrotas. As vagas 5 e 6 ficam com as equipes não campeãs, mas também com índice de classificação. Joga em casa quem tiver melhor campanha que o adversário da partida de playoff.

Primeira rodada dos playoffs: Wild Card

Os dois melhores classificados de cada lado da tabela – ou seja os melhores times da AFC, de um lado, e da NFC, do outro – descansam na primeira semana. São quatro jogos – dois pela AFC e dois pela NFC. Os vencedores se classificam. Quem perder está fora do torneio.

Segunda rodada: Divisional

Aqui é hora dos mais bem colocados na fase de classificação entrarem no gramado. Após descansar durante o Wild Card, os melhores campeões de divisão pegam os vencedores no Wild Card. Os times que descansaram, por terem tido melhor campanha, jogam em casa.

Terceira rodada: Finais de Conferência

Pronto. Para simplificar, aqui funcionaria como se fossem as grandes finais de cada conferência da NFL. São apenas quatro equipes que restam de todas aquelas 32 do início. Definem-se os campeões da AFC e da NFC e também quem carimba os passaportes para a grande final do Super Bowl.

Super Bowl, a grande final

Após dividir o campeonato o tempo todo entre divisões e conferências, chegou a vez de colocar em campo os campeões da AFC e NFL para duelar. A franquia campeã leva para casa o troféu Vince Lombardi. E todos os atletas do elenco recebem um anel personalizado.

O Super Bowl continua sendo o maior evento esportivo americano. É aqui que o país para completamente em frente à televisão. A partida é disputada em campo neutro. Ou quase isso. É que todos os anos a NFL anuncia a cidade sede da final. As chances são, portanto, de uma entre 32 equipes de você conseguir jogar em casa a grande final. Já aconteceu, mas é raro.

Leia também

Mais Recentes