Por dentro do futebol americano #2: entenda as conferências da NFL

PorPedro Katchborian 3 de outubro de 2017

Se você conhece um pouco das regras e quer entender ainda mais como funciona o futebol americano, um bom começo é saber quais são as conferências da NFL, o que ajuda a entender como é montado o calendário e qual é a forma de disputa.

Fica o aviso: o calendário não é montado de forma simples como o nosso Campeonato Brasileiro de futebol, por exemplo, em que os times jogam todos contra todos em dois turnos. Entenda direitinho como funcionam as divisões e subdivisões da NFL:

Como funcionam as conferências da NFL

A NFL tem 32 times divididos em duas conferências principais: a Americana (AFC) e a Nacional (NFC). Essa divisão tem a ver com a história da liga: a NFL foi criada em 1920 – então com o nome APFC. Arizona Cardinals, Green Bay Packers e Chicago Bears são times que estão na NFL atualmente e que estavam na liga quando foi criada, quase 100 anos atrás.

A competição reinou até a década de 1960, quando foi criada outra liga: a AFL, que começou a ter mais espaço e ganhou popularidade. Em 1966, as ligas se juntaram, com a fusão começando, de fato, em 1970.

Há 10 franquias que estão hoje na NFL e estavam na AFL quando ela surgiu (mas não necessariamente com nomes e cidades): Buffalo Bills, Miami Dolphins, New England Patriots, New York Jets, Denver Broncos, Oakland Raiders, Los Angeles Chargers, Cincinnati Bengals e Tennessee Titans. Foi justamente a divisão entre NFL e AFL que deu origem às duas conferências, respectivamente, NFC e AFC.

Cada uma dessas conferências é dividida em 4 divisões, que são baseadas nas regiões, quase como se houvesse dentro da NFL uma espécie de Campeonato Gaúcho ou um Paulistão.

As divisões da AFC são:

Oeste: Buffalo Bills, Miami Dolphins, New England Patriots e New York Jets
Leste: Denver Broncos, Kansas City Chiefts, Oakland Raiders e Los Angeles Chargers
Norte: Baltimore Ravens, Cincinnati Bengals, Cleveland Browns e Pittsburgh Steelers
Sul: Houston Texans, Indianapolis Colts, Jacksonville Jaguars e Tennessee Titans

Já as divisões da NFC são as seguintes:

Oeste: Dallas Cowboys, New York Giants, Philadelphia Eagles, Washington Redskins
Leste: Arizona Cardinals, St. Louis Rams, San Francisco 49ers, Seattle Seahawks
Norte: Chicago Bears, Detroit Lions, Green Bay Packers, Minnesota Vikings
Sul: Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints, Tampa Bay Buccaneers

Como a NFL é disputada?

O formato de disputa é baseado nas conferências. se classificam para os playoffs os melhores colocados de cada divisão, além de outros dois de cada conferência com os melhores resultados– o chamado WildCard. Para facilitar: pense que as divisões são como os grupos dos campeonatos de futebol.

Aliás, diferente do nosso futebol, o deles tem pouquíssimos jogos por temporada: são 17 semanas no total, sendo que toda semana um time diferente folga. São apenas 16 jogos – muito pela brutalidade do esporte, que impede uma temporada longa.

Como não é possível jogar todos contra todos, cada ano recebe um calendário diferente, mas sempre respeitando as seguintes regras:

– Cada time joga duas vezes com as equipes da sua divisão — uma em casa e uma fora.

– Cada time de uma divisão joga contra times de outra divisão da mesma conferência — e existe uma rotação anual, para que times joguem com equipes de outra divisão a cada três anos.

– Cada time joga uma partida contra cada um dos quatro times de uma divisão de outra conferência. Também existe uma rotação para que times joguem contra oponentes da outra conferência pelo menos uma vez a cada quatro anos.

– Cada time joga duas partidas com oponentes de outras divisões de sua conferência. Os jogos são definidos de acordo com a posição que cada time teve na outra temporada.

Leia também

Mais Recentes