8 filmes sobre basquete que você precisa ver

PorPedro Katchborian 19 de Janeiro de 2018

O basquete é um esporte com uma história rica. Entre jogadores, técnicos e até torcedores há uma série de personagens que ajudaram a tornar a modalidade uma das mais interessantes quando o assunto é cinema. Ficção, documentário ou séries: filmes sobre basquete estão entre os favoritos de quem curte esporte.

Você pode encontrar de tudo entre essas produções: há a maluca (e divertida) ficção de Space Jam e a dura (e triste) realidade de Hoop Dreams. Sem esquecer também de filmes que contam a história de astros — como Allen Iverson e LeBron James — e times, como os Bad Boys de Detroit. Confira alguns desses filmes:

Homens Brancos Não Sabem Enterrar (1992)

Um dos filmes mais divertidos sobre basquete, Homens brancos Não Sabem Enterrar conta a história de Billy Hoyle (Woody Harrelson) e Sidney Deane (Wesley Snipes), dois rivais que acabam se unindo para conseguir ganhar dinheiro nas quadras de rua.

Hoop Dreams (1994)

Um dos filmes mais tocantes sobre basquete e que colocamos na lista de documentários sobre esportes que estão na Netflix. O longa Hoop Dreams, de quase três horas, conta a história de dois adolescentes,  William Gates e Arthur Agee, que sonham em se tornar profissionais e estar na NBA. É claro que, apesar do esforço, nem tudo ocorre como esperado. Concorreu ao Oscar de Melhor Documentário em 1995.

Space Jam (1996)

Junte o maior astro da história do esporte com personagens de desenho animado: não tinha como dar errado. Space Jam dispensa apresentações — o filme fala sobre como Michael Jordan usa sua habilidade em quadra para salvar o planeta dos Monstars, alienígenas que roubaram o talento de cinco jogadores da NBA. Tudo isso, é claro, com a ajuda de Pernalonga, Patolino e companhia. Uma trama surreal e espetacular ao mesmo tempo.

Jogada Decisiva (1998)

Ray Allen havia entrado na NBA em 1996, mas em 1998 já virou estrela de filme: no filme Jogada Decisiva, Allen interpreta Jesus Shuttlesworth, um atleta promissor do colegial. No longa, seu pai, Jake (Denzel Washington), está preso por matar acidentalmente sua esposa seis anos antes. Agora, Jake precisa convencer o filho a ir par a universidade de interesse do governador, para que sua saída da prisão seja antecipada.

Coach Carter (2005)

Samuel L. Jackson é Coach Carter, um técnico que fazia muito mais do que dar treinos de basquete para um time do colegial. Polêmico, o treinador acaba se envolvendo mais do que o planejado com os jogadores de sua equipe. Baseado em uma história real.

Mais do que um jogo (2008)

LeBron James é um astro há muito tempo. E os produtores do filme Mais do que um jogo já sabiam disso. O documentário acompanha James e seus quatro talentosos companheiros de equipe — mostrando o caminho do estrelato do atual jogador do Cleveland Cavaliers.

Bad Boys (2014

Nem todos os times são feitos de heróis. Era o caso do Detroit Pistons que abalou a NBA em 1980 e 1990. A equipe, odiada por todas as outras franquias, era famosa por ter jogadores violentos e que eram competitivos além da conta. O documentário Bad Boys, produzido pela ESPN, conta a história desse time de maneira brilhante.

Iverson (2014)

Allen Iverson é um dos personagens mais polêmicos da NBA. Iverson nunca abandonou o seu estilo irreverente, mesmo quando era o principal ídolo da . O documentário conta a história do ex-jogador: sua infância pobre na Virginia, sua prisão pouco antes de entrar na NBA e a dominância na liga.

Leia também

Mais Recentes