Como fazer um lançamento com a bola de futebol americano

PorPedro Katchborian 20 de Janeiro de 2018

Ao passear nas praias brasileiras no verão encontramos muita gente jogando frescobol, futebol e, por que não, futebol americano — saiba mais sobre a prática do esporte em nosso país. A popularidade do esporte fez pessoas tentarem se arriscar com a bola oval. E não é tão fácil quanto parece: se você já segurou uma bola de futebol americano, já deve ter percebido que é necessário muita técnica para fazer lançamentos como os de Tom Brady.

O espiral perfeito — como é chamado esse lançamento feito pelo quarterback — requer muito treino. Os atletas profissionais chegam a jogar espirais com mais de 600 rotações por minuto. É claro que você dificilmente vai conseguir isso — mas não custa tentar –, mas com um pouquinho de prática é possível conseguir fazer um bom lançamento com a bola de futebol americano. Veja as dicas de acordo com cada parte do corpo:

Lançamento com a bola de futebol americano

Pernas

As pernas são importantes para o lançamento. Eles devem ficar afastados, com os joelhos flexionados. O pé também deve acompanhar o movimento das mãos quando você fizer o giro para lançar a bola.

Tronco

Quarterbacks costumam ser mais leves do que outros jogadores…Mas não se engane: eles também malham e precisam ter um abdômen e lombar muito forte — são músculos essenciais para fazer um lançamento perfeito. O tronco deve girar com o braço.

Braços

O braço do lançamento vai fazer um movimento circular com o cotovelo na hora do lançamento. A bola deve sair de cima de sua cabeça e o cotovelo deve estar alinhado com o ombro, sempre na direção para onde você quer que a bola vá.

Mãos

É aqui que fica o segredo para lançar um espiral perfeito: use o cadarço da bola como referência: cerca de dois ou três dedos devem ficar em cima do cadarço, enquanto o dedo indicador deve ficar mais próximo a ponta da bola que está virada para você. Ao lançar a bola, o dedo indicador deve dar o giro na bola. Veja em câmera lenta um lançamento de Drew Brees, quarterback do New Orleans Saints:

Ainda ficou com dúvidas? Veja o vídeo abaixo do pessoal do canal TD Brasil:

Leia também

Mais Recentes