Os 10 melhores tênis de basquete da história da NBA

PorPedro Katchborian 23 de Março de 2018

A temporada da NBA já começou e ela traz consigo novidades que vão além dos supertimes e de trocas de jogadores. Os novos tênis fazem o olho do fã do basquete brilhar. Seja qual for a marca, os tênis se tornaram um ícone da cultura da quadra e todos os anos as empresas batalham para vestir o pé de jogadores famosos e, consequentemente, os pés dos fãs. Para entrar no espírito desse tão desejado acessório, separamos uma lista com os melhores tênis de basquete da história da NBA.

Jordan, Nike, Adidas e outras marcas representaram atletas como Michael Jordan, Kobe Bryant, Shaquille O’Neal e outras estrelas que marcaram época. Veja os tênis mais legais e se anime mais ainda para a temporada de 2017-2018.

Os melhores tênis de basquete da história

Adidas KB8

Kobe Bryant se aposentou recentemente, mas o seu legado ainda não vai sair da cabeça dos fãs tão cedo. E a história que rendeu cinco anéis a Kobe começou com o tênis KB8, em 1997. Ele foi o primeiro tênis assinado por Bryant, quando ele ainda usava o número 8 — depois passou a usar o 24.

Reebok Shaqnosis

Quem conhece o jogo de Shaq sabe o quanto ele era dominante em quadra. E parte de sua carreira foi feita usando esse tênis inovador da Reebok. Lançado em 1995, o Shaqnosis foi o último usado por Shaq enquanto ainda era jogador do Orlando Magic.

Nike Air Zoom Generation

Quando LeBron James roubou a bola no centro da quadra rumou para a sua primeira enterrada na NBA em um jogo contra o Sacramento Kings, ele estava usando este tênis. Foi o primeiro de LeBron, em 2003, quando o atleta começava a escrever a sua rica (e ainda muito viva) história na NBA.

Reebok Questions

Tem uma pergunta? Allen Iverson é a resposta. “The Answer”, como era chamado Iverson, teve o tênis Questions lançado em 1996. O atleta era polêmico e tinha um estilo único, que fez a cabeça de muitas crianças e adolescentes.

Air Jordan V

Michael Jordan ainda estava começando a escrever a sua história na liga quando usou o tênis Air Jordan V, em 1990. O mais legal desse tênis é o que o seu design e formato foram copiados por vários outros tênis — o que se tornou um padrão nos Air Jordans.

Nike Air Force 1s

Alguns tênis acabam ultrapassando a barreira do basquete e tem o seu design usado até hoje. É o caso do Nike Air Force 1s, lançado em 1982 e que continua um clássico atualmente. Ele foi usado por lendas como Moses Malone, Danny Ainge, Charles Barkley e Rasheed Wallace.

Air Jordan III

A ESPN conta a história de que houve em um momento nos anos 80 que existia uma chance de Michael Jordan romper o seu contrato com a Nike. Depois do lançamento do Air Jordan III, essa história veio por água abaixo. O tênis introduziu um dos logos mais famosos do mundo do esporte: o Jumpman. Foi com esse par que Jordan duelou com Dominique Wilkins na competição de enterradas no All-Star Game em 1988.

Air Jordan I

Sim, mais Michael Jordan. O primeiro tênis assinado pelo melhor jogador de todos os tempos foi lançado em 1985 e trouxe um design que fãs jamais tinham visto. Mas tanto sucesso se deu ao banimento do tênis: Jordan não podia usá-lo na liga, pois existia uma regra que os jogadores deveriam usar tênis que “combinassem com os seus uniformes e com os tênis usados por seus colegas de time”. A Nike abraçou o banimento e lançou um icônico comercial com Jordan dizendo: “a NBA não pode impedir você de usar”.

Nike Air Foamposite One

Se hoje você vê dezenas de tênis extremamente coloridos e brilhantes, parte se deve ao Nike Air Foamposite One. Usado por Penny Hardaway, esse tênis era o que mais de legal existia para os jovens durante a década de 90.

Air Jordan XI

O tênis usado pelo melhor jogador de todos os tempos em sua melhor fase. Não tem como não entrar na lista: Jordan usou esses em 1995, quando teve uma temporada de 72 vitórias e 10 derrotas no Chicago Bulls. Seria o suficiente, mas também foi com ele que MJ conseguiu o MVP no All-Star game, MVP da temporada regular, MVP das finais e, é claro, o título da NBA.

Leia também

Mais Recentes