Por dentro do futebol americano #1: entenda as regras da NFL

PorPedro Katchborian 2 de outubro de 2017

Não vamos mentir: para que não está acostumado, não é fácil entender as regras do futebol americano. Ainda mais nós, que estamos tão acostumados com um esporte que consiste em simplesmente fazer uma bola redonda ultrapassar entrar dentro de uma trave.

Mas acredite: o football, como os americanos adoram chamar, tem objetivos parecidos, mas recheados com regras bem mais complexas e que tornam o esporte um jogo de estratégia – basicamente um xadrez com muitas (muitas mesmo) pancadas e caras pesando mais de 100 kg.

Abaixo fizemos um breve guia com as regras básicas do esporte, levando em consideração a NFL, liga profissional americana.

Qual é o objetivo dos times no futebol americano?

Campo, jardas, ataque e defesa

O objetivo parece simples, mas é digno de uma carta do jogo de tabuleiro War: fazer mais pontos do que o adversário a partir da conquista do território inimigo. Sim, a linguagem bélica é comum. Em um campo com 100 jardas, os jogadores precisam levar a bola até a endzone – zona final do campo – adversária. A outra equipe precisa impedir que o ataque consiga ganhar esse território. Como ela faz isso? Dando muitas pancadas.

O que é tackle?

O tackle é a ação de derrubar o adversário que está com a bola — e eles não fazem isso de maneira gentil. Até por isso são usadas as proteções e capacetes. Tudo por lá é medido em jardas e não em metros. Logo, todo campo é demarcado com o número de jardas, já que toda jogada utiliza essa demarcação — entenda abaixo sobre como funcionam as pontuações.

Como pontuar no futebol americano?

Antes de entender a pontuação é necessário compreender como funcionam as posses de cada equipe. Quando um time está no ataque e com a bola, o quarterback comanda os jogadores e tem 4 chances (que são chamadas de descidas ou downs) para conseguir andar 10 jardas com a bola — seja lançando ou correndo. Caso consigam andar 10 jardas ou mais, a contagem se inicia novamente de onde o jogador for parado. Caso um time não consiga, a posse de bola vai para o time adversário.

Um detalhe é que a maioria das equipes utilizam apenas 3 chances para andar as 10 jardas. Na 4ª, elas dão um punt, que é quando um jogador específico entra para chutar a bola o mais longe possível para que o outro time comece longe de sua endzone. Não confunda o punt com um field goal: caso um time chegue próximo o suficiente da zona de touchdown do adversário na 4ª descida, o kicker é chamado. É papel dele tentar chutar a bola dentro do Y que fica acima da endzone. Se o chute for bem-sucedido, o time faz 3 pontos. Atualmente temos um brasileiro que tem feito sucesso como kicker na NFL: Cairo Santos, do Kansas City Chiefs.

O que é um touchdown?

A principal pontuação no futebol americano é o famoso touchdown. Ele vale 6 pontos — isso acontece quando um jogador recebe a bola dentro da endzone adversária ou entra correndo com ela. Depois do touchdown, o time pontuador tem duas opções de jogada bônus: chutar um extra point, quando o kicker pode chutar a bola entre o Y que fica acima da endzone (que nesse caso não vale os 3 pontos do field goal e sim um ponto) ou tentar uma conversão de 2 pontos, quando a bola é colocada na linha de 2 jardas e os times jogadores precisam fazer um mini touchdown.

Somente o ataque pode marcar touchdowns, certo? Não! A defesa pode conseguir a bola e marcar um touchdowns de duas maneiras: conseguindo fumbles (quando jogadores de defesa derrubam a bola do atacante e a roubam) ou interceptações (quando os jogadores de defesa interceptam o lançamento do quarterback).

Quanto vale um field gol?

Recapitulando: as duas principais formas de pontuação são o field goal (3 pontos) e o touchdown (6 pontos), sendo que a jogada bônus pode ser um chute no extra point (1 ponto) ou um mini touchdown (2 pontos). Ainda há o safety, que é quase um gol contra. Isso acontece quando um jogador com a bola é derrubado dentro de sua própria endzone — dando 2 pontos ao time adversário.

Quantos jogadores há em campo e quais são as funções deles?

Essa aqui fica fácil para decorar: são 11 em campo, assim como no nosso futebol da bola redonda. A grande diferença é que cada equipe tem 3 unidades diferentes: o ataque, a defesa e os times especiais. Até por isso os elencos costumam ter 50 ou 60 jogadores. No futebol americano cada jogador tem uma função bem específica. Logo, você raramente vai ver alguém jogando fora de sua posição original. Vamos entender o que cada unidade faz:

Jogadores de ataque no futebol americano

NFL

Foto: Divulgação/NFL

Vamos fugir das obviedades aqui. É claro que eles são os responsáveis por atacar o time adversário, conquistar as jardas adversárias e conseguir touchdowns e field gols. Mas não se engane: nem todos os atletas do ataque anotam touchdowns. As posições do ataque são:

Quarterback (QB): a posição mais importante do futebol americano. Normalmente são os mais valiosos do time. São eles que pensam as jogadas, lançam as bolas e fazem o ataque fluir. É a posição dos jogadores mais famosos do esporte: Tom Brady, Peyton Manning, Dan Marino, Aaron Rodgers e muitos outros.

Center (C): é o cara que joga a bola para trás por baixo das pernas para o quarterback.

Guards (OG): são os que ficam ao lado do center. Sua função é bloquear os defensores para que não cheguem ao quarterback, assim como abrir espaço para os jogadores correndo.

Tackles (OT): eles ficam ao lado dos guards e tem função parecida. A diferença é que bloqueiam os jogadores que vem pelo lado.

Running backs (RB): estão entre os que mais pontuam: ficam ao lado ou atrás do quarterback e recebem a bola para correr com ela. Estão entre os mais atléticos do jogo. Adrian Peterson (Saints), LaVeon Bell (Steelers) e Marshall Lynch (Raiders) são alguns dos RBs de destaque na liga.

Wide Receivers (WR): diferente dos running backs, os wide receivers são os que recebem passes — e não correm com a bola. Geralmente são altos, para que possam ganhar dos defensores pelo alto. Grandes receivers na NFL atualmente são Antonio Brown (dos Steelers) e Julio Jones (dos Falcons)

Tight End (TE): eles podem bloquear defensores e também receber passes. Destacam-se na liga Rob Gronkonwski (Patriots) e Travis Kelce (Chiefs).

Jogadores de defesa no futebol americano

A defesa tem como principal objetivo impedir que o ataque faça pontos, além de conseguir turnovers — quando a posse de bola passa de um time para o outro. Veja as posições:

Cornerbacks (CB): são jogadores rápidos e que precisam marcar os wide-receivers. São os que mais fazem interceptações.

Safeties (S): também fazem cobertura dos passes, mais ficam mais recuados. Também fazem interceptações.

Linebackers (LB): os linebackers fazem tackles, mas também podem fazer cobertura em passes curtos.

Defensive Tackles (DT): jogam no meio da linha de defesa e tem como objetivo atingir o quarterback.

Defensive Ends (DE): jogam nas laterais da linha de defesa e tem como objetivo atingir o quarterback.

Jogadores dos times especiais no futebol americano

Existe uma grande piada na NFL relacionada aos times especiais. Embora sejam considerados de menos importância do que ataque e defesa, esses atletas também podem ajudar a ganhar jogos. Veja as posições:

Kicker: o jogador que chuta os field goals, kickoffs (quando o atleta chuta a bola no início dos jogos e após touchdows) e extra points.

Punter: faz os punts.

Holder: segura a bola para chute do kicker.

Long Snapper: faz os snaps (quando a bola é jogada para trás para kickers e punters)

Punt returner ou kickoff returner: devem agarrar a bola chutada pelo punter e tentar retornar para o mais longe que conseguirem.

Quanto tempo dura uma partida de futebol americano?

São quatro quartos de 15 minutos, o que totaliza 60 minutos de partida. Os dois primeiso quartos configuram o primeiro tempo de jogo, enquanto os dois últimos são o segundo. Entre os dois há um intervalo que dura de 10 a 15 minutos. Como o cronômetro é parado a cada passe incompleto, pontuação, faltas ou quando o jogador sai pela lateral, o jogo acaba levando muito mais tempo do que a programada uma hora, podendo chegar a mais de 3 horas de duração.

Leia também

Mais Recentes