Esportes de verão: 6 modalidades perfeitas para praticar na praia

PorRafael Nardini 8 de dezembro de 2017

O sol chegou chegando. E você deveria aproveitar. Que tal, então, partirmos para uma lista de esportes de verão. Sim, aqueles que você pode – e deve – praticar ao ar livre, de preferência, na praia. Separamos seis modalidades com alta capacidade de queimar calorias (obrigado pela ajuda, sol!) e de relaxamento mental. De quebra, você ainda ainda ajuda a dificuldade que a areia proporciona para ajudar os músculos do corpo.

TEXTO INFOGRÁFICO

1. Frescobol
Simples, rápido e direto. O frescobol é um esporte dos mais democráticos para ser praticado na praia. Duas raquetes e uma bolinha e pronto. Como não é jogado competitivamente, mas apenas como troca de passes para que a bola não atinja o chão, acaba sendo um excelente relaxamento mental. Aqui o objetivo é a cooperação entre os jogadores.

2. Vôlei de praia
Talvez o maior clássico das areias brasileiras. Quem já foi ao Rio de Janeiro sabe bem o que estamos falando. É um dos mais populares em cidades litorâneas brasileiras, com redes e marcações já prontinhas para os atletas de final de ano. Uma boa dica é: se faltar rede, comece uma “altinha” ou o tradicional “cinco corta” com os amigos. Treinar fundamentos também é diversão garantida.

3. Stand up paddle
Chegou para nunca mais ir embora. Nos últimos anos, ganhou espaço por todo o país, com tendas para locação e aulas de stand up paddle em muitas praias por aí. É praticado por homens e mulheres de todas as idades. Nascido no Havaí lá nos 1940, o stand up paddle foi popularizado no Brasil somente na última década. É um esporte perfeito para quem quer contato maior com a natureza, mas não desenvolveu a capacidade de surfista.

4. Futebol de Praia
Dois chinelos no chão e lá está feito o gol. Quem nunca fez isso na vida não sabe o que é aproveitar a praia como um verdadeiro brasileiro. Além da diversão tipicamente nacional, o futebol de areia é um excelente exercício aeróbico, já que o esforço para correr e jogar é muito maior que em quadras ou gramados. Uma opção é usar a área da areia mais firme, evitando esforços maiores e possíveis contusões.

5. Slackline
Nascido na Califórnia nos anos 1980, o slackline ficou adormecido por décadas para voltar com tudo nos últimos anos. Na praia, o grande ganho é a segurança, já que fica muito mais difícil se machucar em uma queda, por exemplo. O esporte é excelente para fortalecer a musculatura e aumentar a concentração e o equilíbrio.

6. Futebol americano
Calma: não estamos dizendo para você sair distribuindo tackles e derrubando os amigos na areia. Mas você já tentou lançar uma bola de futebol americano ou praticar recepções? Pode apostar que a coisa é viciante. E, aos poucos, você vai tomando jeito. Faça o teste.

Leia também

Mais Recentes