Exercícios sentado: 4 dicas para quem trabalha em frente ao computador

PorRafael Nardini 21 de Janeiro de 2018

Se você trabalha em frente ao computador diariamente, saiba de uma coisa: você precisa aprender a fazer exercícios sentado aí na cadeira mesmo. E, claro, sempre que puder, amplie seus exercícios para parques e praças. Ou as dores na coluna só tendem a crescer.

O grande problema de quem trabalha sentado é o sedentarismo, o segundo fator de risco que mais mata no mundo. Em matéria publicada pela revista Exame, o médico Victor Matsudo, consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS), dá os números do problema.

Os problemas vão da dor de cabeça à hipertensão, tirando a vida de 5,3 milhões de pessoas no mundo anualmente.

Acontece que há formas de se educar para não passar afetar sua saúde. Algumas dicas mais simples você acompanha nas próximas linhas. Elas envolvem postura e pequenos exercícios, mas também um pouco de mudança em relação ao seu trabalho. Pequenas pausas são mais do que necessárias.

Exercícios para quem trabalha sentado

1. Faça alongamento dos braços e punhos

Pode parecer óbvio, mas faça o teste e pergunte quantos dos seus colegas de trabalho fazem alongamentos de braços enquanto trabalham. A resposta vai ser próxima ao zero, com toda certeza, se é que alguém se alonga.

Digitar tenciona, como conta o Tecmundo, tendões e articulações das mãos e dos punhos. Uma série muito simples de alongamento para quem digita diariamente é:

Estique um braço com a palma da mão virada para frente e os dedos esticados para cima. Em seguida, puxe os dedos para esticada para trás. Você deve então repetir o exercício com a palma da mão virada para baixo. Outro exercício bom de alongamento é entrelaçar os dedos e virar os punhos para um lado e para o outro.

2. Os polichinelos

O abdome fica normalmente esquecido é pouquíssimo exercitado por quem trabalha sentado. Os tradicionais polichinelos, como explica o WikiHow, são ótimas táticas.

Sente com as costas eretas e coloque os pés no chão levemente. Em seguida, una os joelhos e levante os braços acima da cabeça. Nesse momento, abra as penas. Faça essa sequência ao menos 30 vezes ao dia. O exercício é excelente para estimular a circulação do sangue. Claro, a velocidade que você fizer o exercício influi diretamente no abdome, mas também na sua pressão cardiovascular.

3. Cuide das pernas

Você já alongou os punhos e braços e também fortaleceu o abdome. Agora é a hora de pensar nas suas pernas. Elas podem parecer que sofrem menos, mas acabam afetadas por sua longa jornada em frente ao computador. Como elas ficam muito tempo paradas, encontre uma forma de se alongar adequadamente. Uma forma de fazer isso, segundo matéria do Tecmundo, puxar os joelhos na direçao do peito e segurá-los por alguns segundos. Outro exercício interessante é cruzar as pernas – colocando o tornozelo em contato com o joelho da outra perna – e depois inclinar as costas à frente.

4. Caminhe de meia em meia hora

Com o acúmulo de trabalho, é possível que você acredite que não consegue cumprir este item. Mas, acredite, além de esticar as costas e ajudar sua postura, levantar durante o expediente pode fazer você melhorar seu rendimento, ajudando, inclusive a prevenir a tensão. De 30 em 30 minutos, levanta-se, estique as pernas, caminhe, tome água. Essas pequenas caminhadas vão ajudar a garantir uma circulação sanguínea melhor pelo corpo. Sempre que possível, faça uma pausa e saia do ambiente controlado e do ar condicionado.

Leia também

Mais Recentes