Tática: como joga o maior craque do PSG

PorPedro Katchborian 16 de Maio de 2018

Quando Neymar chegou ao PSG, os fãs já se perguntaram: como vai jogar o atacante no clube francês? Dividindo espaço com Cavani, Di Maria, Draxler, Rabiot e Daniel Alves, o estilo de jogo do camisa 10 da seleção brasileira precisaria se encaixar com o da equipe. E foi o que aconteceu. Abaixo, falamos um pouco sobre como Neymar joga no Paris Saint-Germain.

Como Neymar joga no PSG?

A posição de origem de Neymar tem sido respeitada desde que o jogador chegou ao clube, mas com muito mais liberdade: como ponta esquerda no esquema 4-3-3, saindo da esquerda para direita no ataque. É ali que consegue criar chances de gol, tanto quando puxa para a perna direita buscando a finalização ou para a linha de fundo para cruzar. Por várias vezes, dividiu o ataque com Cavani e Mbappé.

Com tanta mobilidade, Neymar tem se mostrado muito mais do que um ponta no PSG. O craque recua para abrir espaços e por várias vezes parte pelo meio com a bola dominada. A boa visão de jogo e a técnica apurada tornam Neymar um dos líderes em assistências no Campeonato Francês.

Portanto, embora Neymar costume começar atuar mais do lado esquerdo, é comum flutuar na linha defensiva adversária. Em duelo contra o Bayern em uma competição europeia, o mapa de calor de Neymar mostra essa tendência pelo lado esquerdo, principalmente próximo à área adversária. No entanto, ele também apareceu por outros lados do campo para iniciar jogadas e quebrar a marcação do time alemão.

Essa maior liberdade dada para Neymar pelo PSG é mostrada em números: em seus 10 primeiros jogos pelo PSG, criou 4.7 chances, contra apenas 3 enquanto jogava pelo seu antigo clube. O número de dribles completados aumentou também: média de 7.3 por jogo, contra 5.6.

A comparação dos mapas de calor em ambas as equipes evidencia ainda mais a influência de Neymar pelo meio campo e não somente pela esquerda. Apesar de uma média de toques na bola semelhante a quando jogava em outras equipes (100 por jogo), no clube francês Neymar tem mais liberdade para criar jogadas, sendo o protagonista de quase todos os jogos que faz.

Os próprios gols do craque tem mostrado mais versatilidade: de fora da área, de falta, puxando para a direita, como centroavante…Enfim, Neymar tem toda a liberdade para flutuar no ataque e ajuda os volantes e meias na criação de jogadas, sem esquecer que ele também cumpre papel tático ao voltar para marcar o lateral adversário.

Leia também

Mais Recentes