Os dias mais marcantes da história do PSG

PorPedro Katchborian 3 de Abril de 2018

Foram mais de 17 mil dias desde a fundação do Paris Saint-Germain. Como qualquer outro clube, foram vitórias, derrotas, glórias e tristezas. Em quase meio século de existência, o PSG mostrou uma capacidade de se reinventar e saiu da capital francesa para se tornar um dos times mais populares do planeta. Abaixo, separamos os 7 dias mais marcantes da história do PSG.

12 de agosto de 1970

O dia do nascimento de um clube sempre estará entre um dos mais importantes de sua história. O Paris Saint-Germain nasceu da fusão do Paris FC e do Stade Saint-Germain no dia 12 de agosto de 1970. A ideia surgiu de empresários que queriam um clube de ponta na capital francesa — o que ainda não existia até o fim da década de 60.

15 de maio de 1982

O dia que ficou na memória dos torcedores do PSG como a primeira glória da equipe. Foi em meados de maio que o Paris Saint-Germain enfrentou o Saint-Étienne na final da Copa da França, torneio nacional disputado no formato mata-mata. A final foi emocionante: depois de empatar em 2 a 2 na prorrogação (gols de Toko e Rocheteau), o PSG conquistou o título nos pênaltis e o Parc des Princes viu a primeira glória máxima da equipe.

11 de abril de 1986

O primeiro título do Campeonato Francês do PSG foi na temporada 85-86. A equipe dominou o torneio nacional daquele ano — o clube assumiu a 1ª colocação na terceira rodada e não perdeu mais a liderança. Os números da campanha foram impressionantes: em 38 jogos, foram 23 vitórias, 10 empates e apenas 5 derrotas, com 66 gols feitos e 33 levados. O título foi confirmado no dia 11 de abril de 1986 em uma vitória contra o Monaco por 1 a 0.

8 de maio de 1996

A década de 90 foi mágica para o Paris Saint-Germain, que se consolidou como grande equipe na França e ia cada vez mais longe nas competições europeias. O ápice foi na conquista da Recopa Europeia de 1995/1996. Liderados por Djorkaeff, os atletas tiveram que passar por Molde, Celtic, Parma e Deportivo La Coruña até chegar na decisão contra o Rapid Viena, da Áustria. O jogo foi vencido pelo PSG por 1 a 0, gol de falta de N’Gotty.

31 de maio de 2011

Não houve nenhum título ou vitória no dia 31 de maio de 2011. No entanto, foi o dia em que o fundo catariano Qatar Investment Authority comprou 70% das ações do clube, tornando-se investidor e ajudando a equipe a atingir outro patamar. O CEO da QSI, Nasser Al-Khelaifi, tornou-se presidente do clube.

12 de maio de 2013

Menos de dois anos após a entrada de Nasser e da QSI, os resultados já apareceram: após a segunda colocação na temporada 2011-2012, o título veio em 2013, quando o PSG venceu o Lyon por 1 a 0 fora de casa e conquistou o primeiro campeonato francês desde a temporada 93/94. Estrelas como Ibrahimovic, Thiago Silva e Lavezzi ajudaram o clube da capital a levantar o troféu.

3 de agosto de 2017

Não podia faltar, né? O dia da confirmação da compra de Neymar não pode ser esquecido. Um dos maiores astros do futebol e sempre concorrente à Bola de Ouro chegou ao Parc des Princes em agosto de 2017. O atacante recebeu a camisa 10 e, desde então, tem deixado fãs boquiabertos com gols e assistências.

Leia também

Mais Recentes