Conheça o projeto de futebol feminino do PSG

PorPedro Katchborian 3 de Abril de 2018

O projeto de futebol feminino do PSG é um dos mais consolidados do mundo. O time feminino do PSG foi fundado em 1991 e foi direto para a primeira divisão do Campeonato Francês feminino. Depois de passar alguns anos na segunda divisão, a equipe feminina do Paris Saint-Germain voltou para a primeira de vez em 2001. Desde então, não caiu mais.

Os resultados têm sido expressivos: em 2009-2010, o PSG ganhou o principal título na categoria feminina — a Copa da França, em que o PSG goleou o Montpellier por 5 a 0. O clube já havia sido vice-campeão em 2007-2008, mas acabou derrotado pelo Olympique Lyon, em jogo no no Stade de France.

Além da vitória na Copa, a temporada de 2009-2010 também foi importante por outro motivo — a equipe feminina jogou o seu primeiro jogo no Parc des Princes. Desde então, o clube acumula boas posições no Campeonato Francês, sempre se qualificando para as principais competições europeias. Em 2015, a equipe chegou na final do principal torneio do continente, sendo vice-campeã para o FFC Frankfurt.

Principais jogadoras do futebol feminino do PSG

A categoria feminina do PSG teve jogadoras famosas mundialmente. Uma delas foi Cristiane, atacante brasileira que ficou no clube de 2015 a 2017. Em 63 jogos com a camisa do clube francês, a jogadora marcou 50 gols. São duas brasileiras no elenco atual do PSG: Érika e a eterna Formiga.

O PSG tem outras jogadoras notáveis, como Sabrina Delannoy, que ficou no clube de 2005 a 2017 e é a recordista em jogos com 314. Nonna Debonne, com 186 jogos, Laure Boulleau, com 209, são outras jogadoras que fizeram carreira na equipe. Já Élise Bussaglia foi nomeada melhor jogadora do Campeonato Francês em 2010-2011. Sobre o elenco atual, aqui você pode conferir a lista completas de jogadoras, que são treinadas pelo técnico Patrice Lair.

Futebol feminino do PSG: investimento em crianças

Além de investir no futebol feminino profissional e ser uma das principais equipes na categoria no mundo, o PSG sabe que o futuro é importante e incentiva garotas a se arriscarem na modalidade.

No final de 2017, o clube anunciou que foi aberta a primeira turma de futebol feminino na escolinha, chamada de Paris Saint-Germain Academy. A Paris Saint-Germain Academy atende 800 crianças e adolescentes em suas três unidades no Rio de Janeiro. Também há uma franquia em São Paulo, na Vila Pompeia. São 30 unidades da escolinha ao redor do mundo, reunindo mais de 10 mil alunos.

Leia também

Mais Recentes